facebook 
Home Futebol Colunistas Planeta música Vagas de Empregos Documentos perdidos Fotos Promoções Contato
            Pontal Abrangência Programas
Boa noite - Itabira, sexta, 17 de setembro de 2021 Hora: 22:09
Colunistas
A crônica da semana - NÃO DEIXE AS PESSOAS ESPERANDO

Por Marcos Gabiroba 

Uma das maneiras para manter o estresse sob controle é evitar, sempre que possível, o mau hábito de manter outras pessoas esperando. O tempo é valioso para todo mundo. Podemos observar que quase todos acham que o tempo é um recurso muito valioso. E podemos afirmar que sim, o tempo é um recurso muito valioso. Assim sendo, um dos maiores insultos e uma das maneiras mais garantidas de irritar alguém é deixá-lo esperando. Embora a maioria das pessoas seja um pouco tolerante, mantê-las esperando é um sinal de desrespeito e falta de reconhecimento. A mensagem sutil é “o meu tempo é mais importante que o seu”. Você, caro ouvinte, deve considerar a magnitude desta sugestão. Você acha que o tempo de alguém é mais precioso que o seu? Duvido. Então, não faz sentido que todo mundo sinta a mesma coisa?

No fundo, no fundo mesmo, todos nós sabemos que ninguém gosta de ficar esperando, num consultório médico, num escritório de advocacia, num Hospital, num gabinete odontológico, ou no aguardo de uma notícia de que você passou num concurso, ou ainda na espera de ser chamado para um novo emprego, não é mesmo? Portanto, é altamente estressante manter outras pessoas esperando, porque você sabe muito bem que a pessoa fica controlando o relógio, se perguntando onde você está e por que está atrasado. Você pode estar atrasando-a para compromissos pessoais ou profissionais, e é possível que isso a deixe zangada e ressentida.

Aqui abro um parêntese para lembrar que na Terra de Tutu Caramujo houve um prefeito que não foi eleito pelo voto popular, mas pelas circunstâncias da vida teve que assumir o cargo. Durante seu mandato deixava as pessoas que com ele queria tratar de assuntos e interesses vários, ficava horas e horas esperando sua oportunidade, causando-lhes irritações e desgostos incalculáveis. Resultado: nunca mais ganhou nenhuma eleição na terra, sequer para síndico de seu prédio.

Existem exceções óbvias à regra – ocasiões em que fatores além do nosso controle impedem nossa pontualidade. Eventualidades acontecem em todos nós, e ninguém é perfeito. Contudo, a verdade é que na maior parte do tempo é possível prevenir o atraso. Mas em vez de planejar previamente, sair com alguma antecedência ou deixar brechas para problemas inesperados, simplesmente esperamos um pouco demais e não nos permitimos tempo o bastante - acabando, assim, atrasados. Ou então, aumentamos o problema dando desculpas esfarrapadas, como por exemplo, “o trânsito estava horrível”. O problema não foi esse – mas sim o fato de não termos reservado tempo suficiente em nossa agenda para o trânsito. Provavelmente, mesmo que estivesse péssimo, ou fosse qual fosse sua desculpa, a outra pessoa interessada ou impressionada. Pode até não ser justo, mas às vezes o seu trabalho e outras ocupações positivas ficarão prejudicadas pelo fato de você estar sempre atrasado. Isso é uma verdade, não é mesmo?

Pela minha experiência de vida, eu não subestimaria o impacto negativo de fazer alguém esperar. Isso deixa os outros loucos. E mesmo que não expressem sua frustração diretamente, acabarão manifestando-a de outras maneiras – você não é levado a sério, sempre que possível será evitado, desrespeitado, sua companhia preterida, se atrasarão para futuros compromissos com você, assim como toda uma série de retaliações. Mesmo que você possa de alguma maneira amenizar os efeitos de estar atrasado, isso, querendo ou não, ainda gera, de outras maneiras, uma grande dose de estresse em sua vida; quando você está atrasado, ou está correndo. Está sempre apressado, atrás de sua programação. É difícil concentrar-se no momento presente, porque fica preocupado com o compromisso para o qual está atrasado. A sua mente fica cheia de pensamentos estressantes como “o que pode acontecer?” ou “fiz de novo”. Ou você pode ser duro consigo mesmo, perguntando: “Por que sempre tenho de me atrasar?”. Coisas da vida, minha nêga!

Por outro lado, quando você chega na hora aprazada evita todo este estresse. As pessoas com quem trabalha podem não demonstrar, mas apreciarão o fato de você não estar atrasado. Elas não terão nenhum motivo para ficar zangadas com você ou por achar que você não respeita o tempo delas. Não vão falar mal de você pelas costas, e você não ganhará a reputação de estar sempre atrasado. Você vai parar de correr e à medida que não estiver com tanta pressa, vai relaxar um pouco e terá um pouco mais tempo para refletir. Pensem nisso.

Algumas das minhas melhores ideias, penso que ainda as possuo, sempre me veem à mente no intervalo de meus compromissos, quando eu não estava correndo e tive minutos para ficar em silêncio. Pensava e continuo pensando em soluções para problemas, assim como em ideias para ler um livro ou palestras, estas, muito raras, porém, que podem surgir a qualquer momento. Está claro para mim que se estivesse correndo por aí, atrasado, provavelmente as ideias teriam desaparecido na agitação, ou correria inadequada. Pela minha experiência de vida conheci várias pessoas que confessaram que costumavam deixar os outros esperando. Após reflexões viram suas vidas melhorarem depois que colocarem em prática, esta estratégia muito simples e cordial. Talvez, você que tem o hábito de fazer as pessoas esperarem por muito tempo consiga mudar seu “modus vivendi”, na vida profissional ou no seu dia a dia. Pensem também nisso!

 


teste



TOP MAIS
1 - GUSTTAVO LIMA FICHA LIMPA
2 - HENRIQUE E JULIANO ARRANHÃO
3 - HUNGRIA AMOR E FÉ
4 - ANITTA GIRL FROM RIO
5 - ALAN WALKER SWEET DREAMS

 

Telefone de contato: (31) 3831-3522 / 3831-2878 / E-mail: pontal@radiopontal.com.br
Estamos localizado na Rua Francisco Osório de Menezes, 900 - Campestre - Itabira/MG
Rádio Pontal FM 104,3 - 2021. Todos os direitos reservados. - Site Ouro