"My names is Mano". O treinador cruzeirense é conhecido por ser especialista em mata-mata e a fama vem sendo confirmada em mais uma edição da Copa do Brasil. Depois de eliminar o Atlético no placar agregado por 3 a 2, Mano se tornou o primeiro técnico a chegar à semifinal do torneio em quatro anos consecutivos - todas pelo Cruzeiro. 

O treinador chega à sétima semifinal da competição. A primeira vez aconteceu em 2004 com o modesto XV de Campo Bom-RS. Apesar da eliminação para o Santo André naquele ano, o treinador foi "apresentado" para o futebol brasileiro como um profissional promissor. 

Em 2008 e 2009, Mano Menezes chegou com o Corinthians na final do torneio. Na primeira tentativa de título, o treinador não conseguiu levantar a taça da competição, que ficou com o Sport. Mas, no ano seguinte, o técnico foi campeão da Copa do Brasil contra o Inter. 

No Cruzeiro, o lado estratégico de Mano Menezes ficou ainda mais visível. O treinador sempre conseguiu levar o time celeste, pelo menos, na semifinal da Copa do Brasil. Em 2016, a equipe foi eliminada para o Grêmio. 

Mas, em 2017, contra o mesmo adversário, a Raposa deu o troco e eliminou o Tricolor Gaúcho nos pênaltis. O time azul foi campeão depois derrotar o Flamengo na final. 

No ano passado, lá estavam Mano Menezes e o Cruzeiro em mais uma semifinal. Prevaleceu o lado copeiro do time mineiro, que eliminou a equipe comandada por Felipão e, na sequência, ficou com o título com duas vitórias sobre o Corinthians. 

Estamos em 2019 e, mais uma vez, temos Cruzeiro e Mano Menezes na semifinal da Copa do Brasil. A torcida cruzeirense espera que a história dos dois últimos anos se repita. 

Perseguição à Felipão

O treinador que mais chegou em semifinal de Copa do Brasil é Luiz Felipe Scolari, que já ficou entre os quatro primeiros colocados do torneio em oito oportunidades.

Felipão também é o técnico que conquistou mais títulos. São quatro: 1991, com o Criciúma, 1994, com o Grêmio, e 1998 e 2012, com o Palmeiras. 

Se vencer neste ano, Mano Menezes se iguala ao conterrâneo. 

Mano Menezes na semifinal

2004 - XV de Campo Bom - eliminado na semifinal para o Santo André
2008 - Corinthians - eliminou o Botafogo na semifinal e perdeu a decisão para o Sport
2009 - Corinthians - eliminou o Vasco na semifinal e foi campeão contra o Inter
2016 - Cruzeiro - eliminado na semifinal para o Grêmio
2017 - Cruzeiro - eliminou o Grêmio na semifinal e foi campeão contra o Flamengo
2018 - Cruzeiro - eliminou o Palmeiras na semifinal e foi campeão contra o Corinthians