facebook 
Home Futebol Colunistas Planeta música Vagas de Empregos Documentos perdidos Fotos Promoções Contato
            Pontal Abrangência Programas
Notícias
Paralisação de atividade de Cubatão será de no mínimo 5 anos, diz Usiminas

 

A paralisação da atividade primária da unidade de Cubatão da Usiminas, suspensa desde janeiro do ano passado, no epicentro da crise financeira da companhia, será de no mínimo cinco anos, disse nesta quarta-feira, 22, o presidente da siderúrgica, Sergio Leite, em reunião com analistas e investidores.

O executivo afirmou que a retomada pode depender se uma velocidade maior da atividade econômica no Brasil, mas que ele não vê essa decisão sendo tomada antes de 2020. Neste momento, disse, a Usiminas está focada na volta de um dos altos-fornos em sua unidade em Ipatinga.

O vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Usiminas, Ronald Seckelmann, disse que a Usiminas hoje possui uma capacidade muito maior do que aquela que utiliza e que o resultado da empresa irá capturar o aumento de volume que virá com a melhora da economia doméstica. “Vemos resultados crescentes e consistentes para os próximos anos”, afirmou.

Já o presidente da Usiminas afirmou ainda que a unidade da companhia que enfrenta mais dificuldade é a Usiminas Mecânica, que atua no segmento de bens de capital. Segundo Leite, foi a que sentiu mais os efeitos da recessão da economia brasileira. O presidente da empresa disse que a unidade opera hoje com 15% de sua capacidade, mas que ela está equilibrada em termos de Ebitda.

Unidade de mineração

 

A unidade de mineração da Usiminas deverá operar no próximo ano em um ritmo de seis milhões de toneladas, disse Leite, na reunião com analistas em investidores. Desse total, 3,5 milhões devem ser destinados para exportação e 2,5 milhões de toneladas para uso próprio.

A Usiminas retomou duas unidades de produção de minério de ferro neste ano. No terceiro trimestre, as vendas do insumo atingiram 904 mil toneladas, crescimento de 14% ante o observado um ano antes. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, houve um aumento de 44%. No ano até setembro, no entanto, as vendas da commodity caíram 15%, para 2,176 milhões de toneladas.

A Usiminas também retomou a exportação de minério de ferro no terceiro trimestre. No período, o embarque o embarque chegou em 175 mil toneladas.

 

O presidente da Usiminas disse que hoje não há estudo para a venda da Mineração Usiminas (Musa) e que no atual patamar de preço de aço a companhia opera acima do breakeven.

O diretor de Mineração da Usiminas, Wilfred Bruijn, disse que hoje, considerando o atual frete e taxa de câmbio, o equilíbrio do minério de ferro está em US$ 55 a tonelada. Ele disse ainda que a companhia está focada em minério de alta qualidade.

Preço do aço

De acordo com Leite, o cenário atual do mercado é de estabilidade dos preços do aço. Segundo ele, o diferencial do preço do produto nacional em relação ao importado está, hoje, em 10%.

Leite destacou que a empresa continua em negociação com a indústria automobilística para reajustes para o próximo ano e que um acordo deve ser firmado na segunda quinzena de dezembro. A empresa mira um aumento de 25% para esse segmento.






TOP MAIS
1 - LÉO MAGALHÃES OI
2 - LUDMILLA FEAT JEREMIH TIPO CRAZY
3 - SORRISO MAROTO ANJOS GUARDIÕES DO AMOR
4 - ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO DESTINO
5 - COLDPLAY HYPNOTIZED

 

Telefone de contato: (31) 3831-3522 / 3831-2878 / E-mail: pontal@radiopontal.com.br
Estamos localizado na Rua Francisco Osório de Menezes, 900 - Campestre - Itabira/MG
Rádio Pontal FM 104,3 - 2017. Todos os direitos reservados. - Site Ouro