facebook 
Home Futebol Colunistas Planeta música Vagas de Empregos Documentos perdidos Fotos Promoções Contato
            Pontal Abrangência Programas
Notícias
“Vale não tem compromisso com trabalhador itabirano”, diz presidente da Câmara

 

O debate sobre a realização de uma audiência pública no dia dois de maio, na Câmara Municipal de Itabira para tratar do alto índice de desemprego no município movimentou críticas à Vale na reunião ordinária desta terça-feira (27), principalmente por parte do presidente da Casa, vereador Neidson Dias Freitas (PP).
 
Com o tema “Geração de Emprego e Renda”, a proposta foi apresentada pelo vereador Weverton Júlio de Freitas Limões “Nenzinho” (PMN) e ganhou a adesão de todos os vereadores. No dia da audiência, a Câmara, em conjunto com outras instituições, fará um debate de ações que poderão ser desenvolvidas para amenizar o problema.
 
Na opinião de Neidson Freitas, essa discussão deve passar pela direção da Vale, a maior empresa que atua em Itabira e uma das maiores mineradoras do mundo. De acordo com o presidente, a falta de contratação da mão de obra local “é um desrespeito” com os trabalhadores de Itabira. Este, segundo ele, seria o primeiro problema a ser resolvido para amenizar o ato índice de desemprego na cidade.
 
“Muitas pessoas vêm a Câmara questionando por que as empreiteiras da Vale têm contratado funcionários de fora. Temos que buscar um entendimento com a empresa para que isso seja feito de maneira mais solidária. É preciso priorizar o pai de família itabirano. A Vale não tem tido um compromisso com o trabalhador itabirano, por que isso é uma ação que, por si só, ela poderia providenciar, pela situação do alto índice de desemprego em nossa cidade”, criticou o presidente.
 
Ainda de acordo com Neidson Freitas, cidades como Ouro Preto, Mariana, São Gonçalo do Rio Abaixo e Conceição do Mato Dentro conseguiram adotar a prática de priorizar a mão de obra local junto as empresas.
 
“Os próprios itabiranos chegam lá [nestas cidades] e não encontram oportunidade de emprego, por que existe uma determinação e um entendimento com as autoridades políticas locais, deste protecionismo das vagas de emprego para a pessoa da cidade e aqui a gente não percebe a Vale com essa preocupação”, atacou o vereador.

teste



TOP MAIS
1 - ZÉ NETO E CRISTIANO NOTIFICAÇÃO PREFERIDA
2 - VITOR KLEY MORENA
3 - GUSTAVO MIOTTO CONTRAMÃO
4 - ATITUDE 67 CERVEJA DE GARRAFA
5 - IZA PART. RINCON SAPIÊNCIA GINGA

 

Telefone de contato: (31) 3831-3522 / 3831-2878 / E-mail: pontal@radiopontal.com.br
Estamos localizado na Rua Francisco Osório de Menezes, 900 - Campestre - Itabira/MG
Rádio Pontal FM 104,3 - 2018. Todos os direitos reservados. - Site Ouro