facebook 
Home Futebol Colunistas Planeta música Vagas de Empregos Documentos perdidos Fotos Promoções Contato
            Pontal Abrangência Programas
Notícias
Vereador quer obrigar Vale a informar tempo de exploração de suas minas em Itabira

 

“Fica determinado às empresas mineradoras instaladas no município de Itabira, a obrigatoriedade de informar ao Poder Executivo Municipal, o tempo de vida útil de exploração/explotação de suas respectivas minas, bem como eventuais paralisações de suas atividades e desligamento de mão de obra em grande escala”.  

Esta é a redação do Projeto de Lei 59/2018 apresentado pelo vereador André Viana Madeira (Podemos) que tramita na Câmara Municipal.
 
A intenção é fazer com que a Vale mantenha a Prefeitura informada de seu tempo de exploração mineral em Itabira, afim de que haja uma segurança econômica no município. Este tipo de informação, segundo justificou o vereador, dará a oportunidade de realizar um planejamento econômico no município sem que a população seja pega de surpresa com o fim das atividades.   
 
O vereador relatou as principais dividas que a Vale tem com o município e demonstrou preocupação com a divulgação de um documento, chamado 20F, destinado à Bolsa de Valores de Nova York, no qual a empresa aponta o fim das operações em Itabira em 2028.  
 
“De acordo com o secretário de Fazenda, Marcos Alvarenga, a dívida da Vale com [com o município] é cerca de R$ 85.000.000,00 (oitenta e cinco milhões), sem multas, e cerca de R$ 180.000.000,00 (cento e oitenta milhões) com multas e encargos”, diz um trecho da justificativa apresentada pelo vereador anexa ao projeto.  
 
O projeto- Na redação da proposta apresentada por André Viana, a paralisação citada é considerada a suspensão temporária ou definitiva da exploração “em virtude de oscilações do mercado e decisões internas da empresa”.  
 
Já o desligamento em grande escala é caracterizado pelas demissões acima de 50 funcionários ou correspondente a um desligamento de mais de 20% do seu quadro total de funcionários no período de um ano.  
 
Apesar de já estar tramitando na Câmara Municipal, o projeto não foi liberado para a pauta da votação na próxima semana.  

 






TOP MAIS
1 - ZÉ NETO E CRISTIANO NOTIFICAÇÃO PREFERIDA
2 - VITOR KLEY MORENA
3 - GUSTAVO MIOTTO CONTRAMÃO
4 - ATITUDE 67 CERVEJA DE GARRAFA
5 - IZA PART. RINCON SAPIÊNCIA GINGA

 

Telefone de contato: (31) 3831-3522 / 3831-2878 / E-mail: pontal@radiopontal.com.br
Estamos localizado na Rua Francisco Osório de Menezes, 900 - Campestre - Itabira/MG
Rádio Pontal FM 104,3 - 2018. Todos os direitos reservados. - Site Ouro