facebook 
Home Futebol Colunistas Planeta música Vagas de Empregos Documentos perdidos Fotos Promoções Contato
            Pontal Abrangência Programas
Notícias
Fenômeno – GEEA monta estrutura para observar eclipse total em Itabira

 

Nesta sexta-feira, 27, acontece o maior eclipse lunar do século. A fase total desse eclipse terminará às 18h13, enquanto a parcial se encerra às 19h19. Em Itabira, para observar o fenômeno, o Grupo de Estudos de Astronomia e Astronáutica (GEEA) montará uma estrutura no complexo do Pico do Amor, no bairro Campestre. Aação contará, ainda, com uso de carta celeste e software para identificação de estrelas. O fenômeno também poderá ser observado a olho nu.

O FENÔMENO

anoitecer de 27 de julho de 2018, a Lua cheia aparecerá diferente no horizonte: estará eclipsada pela sombra da Terra e por isso não será clara e brilhante, como são as Luas cheias. A Lua cheia ficará escurecida, em tons de marrom ou avermelhados e daí veio a expressão “Lua de sangue”. O tom avermelhado (de “sangue”) ocorre naturalmente por causa da interação da luz solar com a atmosfera da Terra. Quando esta interação ocorre no fim da tarde, ao entardecer, os raios de sol estarão interagindo com a camada mais baixa da atmosfera terrestre, que tem muitas partículas que “espalham” os tons de vermelho. 

Todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar total, considerado o mais longo do século, mas não na sua totalidade. Não veremos as fases iniciais, que são os primeiros eclipse penumbral(1) e eclipse parcial (2) da Lua. Quando a Lua estiver nascendo, surgindo no horizonte, já estará na fase principal, totalmente eclipsada (3). Depois, veremos os segundos eclipse penumbral (4) e eclipse parcial da Lua (5).

O eclipse mais longo do século

Esse será o eclipse mais longo neste século, o que significa o maior tempo com Lua na umbra da Terra, que será de 1h42min57s. Mas o tempo total das fases visíveis no Brasil será de pouco mais de 3 horas.

Para que lado do céu devo olhar?

No fim da tarde, fique de costas para o lado onde o sol se põe. Na sua frente estará o lado que a Lua vai aparecer no horizonte. Mas preste atenção para que não tenha prédios na sua frente, que possam atrapalhar a visão da Lua.

Qual o horário do eclipse?

No Brasil, vamos começar a apreciar apenas depois das 17 horas (horário de Brasília), quando a Lua estiver aparecendo no horizonte.

14h14min – Início do eclipse penumbral (não visível no Brasil)

15h24min – Final do eclipse penumbral e início do eclipse parcial (não visível no Brasil)

16h30min – Final do eclipse parcial e início do eclipse total  (não visível no Brasil)

17h21min – Máximo do eclipse total  (no Brasil, visível somente em Fernando de Noronha, sendo que por lá será 18h21min por conta do fuso horário)

17h38min – Nascer da Lua na cidade de Santo André e cidades vizinhas (São Paulo, São Bernardo, São Caetano, Diadema, etc)

17h41min – Melhor momento de observação do eclipse total em Itabira

18h13min – Fim do eclipse total e início do eclipse parcial (visível em quase todo o Brasil, incluindo São Paulo)

19h19min – Fim do eclipse parcial e início do eclipse penumbral (visível em todo o Brasil)

20h28min – Fim do eclipse penumbral (visível em todo o Brasil)


teste



TOP MAIS
1 - ZÉ NETO E CRISTIANO NOTIFICAÇÃO PREFERIDA
2 - VITOR KLEY MORENA
3 - GUSTAVO MIOTTO CONTRAMÃO
4 - ATITUDE 67 CERVEJA DE GARRAFA
5 - IZA PART. RINCON SAPIÊNCIA GINGA

 

Telefone de contato: (31) 3831-3522 / 3831-2878 / E-mail: pontal@radiopontal.com.br
Estamos localizado na Rua Francisco Osório de Menezes, 900 - Campestre - Itabira/MG
Rádio Pontal FM 104,3 - 2018. Todos os direitos reservados. - Site Ouro