facebook 
Home Futebol Colunistas Planeta música Vagas de Empregos Documentos perdidos Fotos Promoções Contato
            Pontal Abrangência Programas
Notícias
Sindicato Rural de Itabira – Reunião AgroWin define avanço de metas

 

Das doze metas estabelecidas pelo AgroWin, segmento do agronegócio do WIN (Workshop Itabirano de Negócios), há ações avançadas que seguem para a consolidação. A situação foi debatida dia 19, na Acita (Associação Comercial Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira), por Evando Lage Avelar, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabira; Mauro Ferreira e Cibele Morais, técnicos da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais); Fábio Saez, Superintendente da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e Rafael Gregório, representante da Acita.

Os membros do segmento concordaram que de todas as metas, a Central de Compras é a mais consolidada. Alguns ajustes serão feitos para manter o sucesso obtido como no primeiro carregamento de calcário. “No mercado local o saco do calcário foi cotado a R$ 22,50 e conseguimos fazer uma compra praticamente pela metade desse preço, abaixo de R$ 11,50,” destacou Evando Avelar, presidente do Sindicato Rural de Itabira. Outros itens estão sendo estudados para a próxima compra coletiva, como sal mineral usado na alimentação de animais para corte e de produção de leite.

O diagnóstico da bananicultura começou a ser feito pelos alunos da Unifei-Itabira, mas ainda falta avançar. Será elaborado um questionário para verificar as potencialidades do mercado local, para absorver a produção.

Quanto à agroindústria, é necessário se adequar para atender as exigências do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), e da VISA (Vigilância Sanitária) para comercializar os itens de sua produção na Feira Terra Nossa. “Queremos igualdade de condições, para o comércio em geral” ponderou Evando Avelar.

A sucessão familiar também foi colocada em pauta. Estão sendo discutidos alguns instrumentos para fixar o jovem no campo. “Precisamos oferecer internet e outros atrativos para que os jovens queiram permanecer no campo, tendo as mesmas facilidades disponíveis na zona urbana. O que seria um estímulo para que eles deem continuidade a projetos já desenvolvidos em suas propriedades por suas famílias,” relatou o presidente do Sindicato Rural.

Também na reunião, foi discutido sobre a situação precária das estradas e a segurança no campo. Temas que serão levados para debate mais intenso no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira, que assumiu a responsabilidade de convidar os atores envolvidos nessas questões para nortear uma solução.


teste



TOP MAIS
1 - ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO ANJO DO AMOR
2 - NICOLAS GERMANO SIMPLES E ROMÂNTICO
3 - SORRISO MAROTO O IMPOSSÍVEL
4 - ATITUDE 67 CERVEJA DE GARRAFA
5 - IZA PART. RINCON SAPIÊNCIA GINGA

 

Telefone de contato: (31) 3831-3522 / 3831-2878 / E-mail: pontal@radiopontal.com.br
Estamos localizado na Rua Francisco Osório de Menezes, 900 - Campestre - Itabira/MG
Rádio Pontal FM 104,3 - 2018. Todos os direitos reservados. - Site Ouro