facebook 
Home Futebol Colunistas Planeta música Vagas de Empregos Documentos perdidos Fotos Promoções Contato
            Pontal Abrangência Programas
Boa noite - Itabira, sexta, 23 de agosto de 2019 Hora: 19:08
Notícias
ECONOMIA – Itabira receberá chineses em cooperação inédita para acelerar motor econômico da cidade

 

No dia 29 de julho, o prefeito Ronaldo Magalhães receberá em Itabira executivos chineses para a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU – Memorandum of Understanding) que viabilizará investimentos de capital estrangeiro nas obras do chamado “Campus do Futuro” – expansão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) –, na construção do Parque Científico e Tecnológico e aeroporto de cargas. A agenda sinaliza um acordo internacional inédito para a cidade minerária, com uma potência emergente no cenário geopolítico mundial.

Missão técnica de Itabira na China em 2018 – Foto: divulgação

Os executivos são da Chalieco (China Aluminum International Engineering Co. Ltd.), empresa de metais subsidiária da Chinalco (Alumínio Corporation of China Ltd.), grupo corporativo que tem o governo da China como acionista majoritário. A comitiva desembarcará no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, no dia 27, às 22 horas, sendo recebida por uma comitiva itabirana acompanhada por intervenções artísticas.

O MoU a ser assinado entre a Prefeitura e a Chalieco direciona um acordo de cooperação entre as partes, em um segundo momento, o que permitirá a Itabira acessar um empréstimo internacional para implantar os projetos de desenvolvimento econômico. A projeção é de um aporte de 200 milhões de dólares.

Ronaldo Magalhães cita o pioneirismo da parceria governamental entre um município mineiro com a China. “Vencendo todas as etapas para celebrarmos os investimentos e o acordo de cooperação com os chineses, teremos um marco histórico; um divisor de águas na economia tanto da cidade, quanto da região e estado. Nosso governo tem conquistado oportunidades concretas, em um movimento político-econômico inédito”.

O prefeito também ressaltou que o financiamento e execução dos projetos buscados têm juros muito abaixo dos praticados no Brasil. “A taxa está em torno de 2% ao ano, algo que não é oferecido no país”, ressaltou.

Projetos visionários

Os três projetos que são alvo do investimento dão novo horizonte à economia itabirana. A expansão do campus local da Unifei, projetada pelo escritório GPA & A, da capital mineira, eleva os atuais 2.500 alunos para 10 mil na construção de todo o complexo. Além disso, estudos de impacto financeiro estimam que os gastos da comunidade universitária na cadeia de serviços da cidade saltará de R$ 52 milhões para R$ 260 milhões/ano.

Já o Parque Científico e Tecnológico de Itabira (PCTI) tem terreno disponibilizado, de 380 mil m², a três quilômetros da Unifei. A estrutura contemplará prédios para incubadoras de empresas e módulos tecnológicos, aprimorando a região para atrair novos investimentos.

A planta do terminal de cargas aponta um aeródromo com dois quilômetros de pista e todas as instalações de apoio, tanto para operações de abastecimento e escoamento de produção, quanto para passageiros, objetivo secundário da proposta. A estrutura tem terreno viabilizado a cinco quilômetros da área que receberá o PCTI, sentido à cidade de João Monlevade. Com a ferrovia, a duplicação da BR-381 e o aeroporto, Itabira se tornará referência também no sistema modal.

Aproximação com os chineses

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, Ronaldo Magalhães e assessores participaram de missão técnica à China, viagem acertada após convite e intermediação da câmara de comércio e indústria do país asiático. A equipe visitou Pequim e Changsha, onde se reuniram com os executivos que agora virão a Itabira.


teste



TOP MAIS
1 - MARILIA MENDONÇA TODO MUNDO VAI SOFRER
2 - LÉO MAGALHÃES EU VOU MUDAR DE CIDADE
3 - DILSINHO FEAT SORRISO MAROTO POUCO A POUCO
4 - GUSTTAVO LIMA MILU
5 - ARIANA GRANDE 7 RINGS

 

Telefone de contato: (31) 3831-3522 / 3831-2878 / E-mail: pontal@radiopontal.com.br
Estamos localizado na Rua Francisco Osório de Menezes, 900 - Campestre - Itabira/MG
Rádio Pontal FM 104,3 - 2019. Todos os direitos reservados. - Site Ouro