Tatiana Santos
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira está convocando os usuários e seus familiares para uma Assembleia Geral que elegerá o casal de autodefensores da entidade e eleição do casal de representantes locais de famílias. A convocação é para o dia 29 de novembro, a partir das 7h30, na sede da entidade, localizada na Rua José de Alencar, 385, bairro Machado.
Serão escolhidos os titulares e os suplentes, tanto os autodefensores, quanto os representantes locais. Os eleitos atuarão de janeiro de 2025 até dezembro de 2027.
De acordo com o edital, poderão se candidatar a autodefensores somente os usuários da associação inscritos em algum dos programas, com deficiência intelectual e/ou múltipla. Outro critério é que tenha a idade mínima de 16 anos. Já para os representantes, os interessados devem estar inscritos e entrar em contato com a instituição em até 15 dias antes da eleição pelo telefone: (31) 3834-6505.
Atuação importante
Autodefensores são eleitos pelos alunos da Apae e representam e defendem os interesses das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, apresentando ideias e sugestões para ampliar e garantir os direitos dos alunos. Outra atribuição é participar de reuniões do conselho de administração e da diretoria executiva, estar presente em eventos organizados pela Apae, além de apresentar propostas de atividades para os alunos à direção da escola etc.
A presidente Solange Souza é mãe de uma jovem cadeirante de 30 anos que iniciou na Apae quando tinha apenas 9 meses e destaca a importância da entidade, não somente aos usuários, mas também aos pais e responsáveis: “A Apae é um lugar muito aconchegante, onde os nossos filhos se sentem bem. É um lugar que a gente tem o nosso encontro, nossas mães. A gente está indo todos os dias para fazer os trabalhos, os artesanatos. A nossa segunda casa é a Apae”.