Tatiana Santos
O Sindicato dos Produtores Rurais promoveu o 1º Encontro Mulheres Rurais de Itabira, na quarta-feira (19/03), na sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária (Acita). O evento já acontece há muitos anos em outras cidades de Minas Gerais, sendo promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)/Mulher.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Evando Lage Avelar, o evento tem promovido o empoderamento das mulheres do campo.
Silvana Novaes, da Faemg Mulher, esteve no encontro, e afirmou que as mulheres sempre participaram ativamente da vida no campo, produzindo, cuidando da horta, fazendo queijos, quitandas. No entanto, quem saía da propriedade para a venda era o marido. Quando ele ia até a cidade, fazia as entregas.

A mensagem de Silvana é sobre a importância da participação feminina no meio rural, de as mulheres saberem que o que fazem também consegue impactar a economia local e do Estado. “E, ao mesmo tempo, nós queremos estimular essas mulheres ao papel de liderança. Por quê? Porque a mulher, quando está à frente, ela está junto com o marido”. Para Silvana, isso não quer dizer competitividade para com os homens, e acrescentou: “Aqui vale uma ressalva muito grande, hora alguma nós queremos falar que a mulher tem que ser superior ao marido. No agro, nós queremos família”, disse.
E essa união fortalece a tradição familiar no campo, pois a mulher ocupa espaço ao lado do marido, e juntos, impactam os filhos. É exatamente isso que a Faemg Mulher quer trabalhar, porque há um grande gargalo de sucessão familiar, explicou.
Na visão de Silvana, se não se trabalhar a mentalidade dos filhos, mostrando que o que está fazendo é importante para a família, dificilmente será possível promover uma sucessão natural. “Nós queremos que elas também tenham esse conhecimento e comecem a conhecer a importância da participação delas na produção, mas também nesse papel de sucessoras, e ainda, no outro papel de líderes do agro”, descreveu. Para isso acontecer, é necessário conhecimento e ter em mãos os dados necessários, pois onde forem vão conseguir ser representantes e embaixadoras do agro.
Grande área rural
Itabira possui uma área rural muito extensa, com cerca de 1,2 km de extensão rural e a agricultura e a pecuária são de grande importância, tornando o sindicato de grande relevância na vida de pessoas do meio rural, segundo Evando. “Nós sempre acolhemos os homens e as mulheres indistintamente. Tanto que damos o maior apoio, através do Senar, com o treinamento das mulheres, das agroindústrias, através do sindicato, temos feito treinamentos, capacitando a agroindústria para poder ter vez, voz e economia, trazendo todo o desenvolvimento da família”, detalhou o presidente da entidade ruralista.