Tatiana Santos
Melhorar a saúde por meio de uma alimentação adequada é algo imprescindível nos dias atuais, principalmente porque as pessoas têm buscado cada vez mais uma boa qualidade de vida. E o profissional da nutrição é um grande aliado nesse processo. Hoje, 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista, data que marcou a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949.
A nutricionista clínica Lilian Karoline Cunha Lopes, em entrevista ao programa Conexão Regional, da rádio Pontal, comenta sobre o campo de trabalho do profissional da nutrição, sua importância e os principais desafios.
A nutrição permite uma vasta gama de atuação, mas algumas áreas ganham destaque, segundo Lilian: produção de refeições coletivas no setor industrial, nas escolas e nos serviços de hotelaria em geral, restaurantes comerciais, em resorts e hotéis. Em ambientes clínico-hospitalares, que trabalham com as refeições orais, interais (sondas) e parenterais (acessos venosos), visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde. “Um exemplo são pacientes com câncer gástrico ou estreitamento do esôfago, que não conseguem comer normalmente, mas as refeições acontecem por meio de sondas ou de acessos”, explica.
Outra área de trabalho do nutricionista é na saúde coletiva, onde faz a assistência e a educação nas unidades de saúde do SUS. Nesses ambientes é imprescindível a presença desse profissional, para que a preparação dos alimentos seja feita de maneira segura e adequada.
Desafios
Apesar de haver um amplo campo de atuação, Lilian afirma que ainda há alguns desafios a serem vencidos pelos profissionais da nutrição. “Infelizmente, nós temos uma cultura alimentar que inclui muitos ultra processados. Então, eu acredito que um dos maiores desafios do nutricionista é mostrar para a população que é possível ter uma alimentação prazerosa, saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados”, relata Lilian.
Um exemplo mencionado por ela, é que quando a pessoa descasca um abacaxi e o consome, a fruta se tornou um alimento minimamente processado. Mas, ao ingerir um suco de abacaxi em pó (de pacote), é o caso de um alimento ultra processado. Nesse caso, o abacaxi in natura puro é infinitamente mais nutritivo do que o refresco em pó.
Profissão nobre
Lilian finaliza, lembrando a nobreza de sua profissão, especialmente neste 31 de agosto: “Para mim, ser nutricionista é ter o compromisso de manter a vida humana em plena condição de saúde através da alimentação”.