31 de outubro: Há 121 anos nascia em Itabira Carlos Drummond de Andrade

Há 121 anos, Itabira ganhava seu filho mais ilustre: o poeta Carlos Drummond de Andrade. Neste dia 31 de outubro é celebrado o aniversário do itabirano, um dos maiores escritores brasileiros, que nasceu em 1902. Poeta, contista e cronista da época do Modernismo, ele foi precursor da chamada “poesia de 30”, considerado um dos melhores momentos do gênero no Brasil.

Desde a infância de Drummond, demonstrava interesse pela literatura. Em 1921, com 19 anos de idade, já morando em Belo Horizonte, começou a publicar seus primeiros trabalhos no jornal Diário de Minas. Em 1930 publicou seu primeiro livro, “Alguma Poesia”, no qual já demonstrou seu grande talento em textos cheios de lirismo, ironia, humor e sensualismo.

Alguns de seus poemas mais conhecidos, no entanto, são “Confidências do itabirano” e “No meio do caminho”, este último, publicado em 1928 na Revista Antropofágica, antes mesmo do lançamento do seu primeiro livro. Considerado um dos maiores escândalos literários do Brasil, o texto foi criticado na época, pela sua simplicidade e repetição, mas hoje é tratado como uma das obras primas de Drummond.

Fonte: Elder Black

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

 Batida entre ambulância do Samu e carro deixa 2 mortos e 2 feridos no interior de Minas

Duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo uma ambulância e um carro na MG-202, em...

Vagas de Emprego Sine 22/11/2024

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA – 03 vagas Vaga para trabalhar em supermercado...