Tatiana Santos
O Ministério de Educação (MEC) concedeu nota máxima (5) para que o curso de Psicologia seja implantado em Itabira, por meio do Centro Universitário Funcesi. As inscrições iniciaram no dia 1º de fevereiro e vão até o próximo dia 14 (quarta-feira), presencialmente ou por por meio do site da Funcesi, em: https://psicologia.funcesi.br/. Estão sendo ofertadas 120 vagas para que haja duas entradas de alunos (no primeiro e segundo semestre de 2024).
Os candidatos podem se ingressar das seguintes maneiras: pelas notas do Enem, com obtenção de novo título e por transferência. Outra oportunidade é por meio de uma prova que será realizada no dia 16 de fevereiro. Há uma condição especial para o ingressante no curso: 50% de desconto nas matrículas.
Com a formação, os alunos poderão atuar em diversas áreas, como: psicologia clínica, educacional, hospitalar, judiciária, organizacional, dentre outras. A matriz do curso permite duas ênfases: Psicologia em Processos Químicos e Intervenções Psicossociais. Em 5 anos o aluno sairá com uma dessas ênfases. Caso tenha interesse em ambas, em mais um ano de curso, ele se habilita.
As informações foram fornecidas pelo presidente da Funcesi, Maurício Mendes, e pela pró-reitora da Graduação, Patrícia Neves, em entrevista ao programa Conexão Regional, na rádio Pontal, nesta terça-feira (6).
Importância para Itabira e região
De acordo com a pró-reitora, quando a instituição levou ao MEC a proposta do curso, fundamentou a justificativa ao fato de o município figurar em questões envolvendo saúde mental, como a esquizofrenia e os altos índices de suicídio. A justificativa foi respaldada em oito páginas na busca pela autorização. Com a apresentação do material, os avaliadores chegaram a sugerir a ampliação na quantidade de vagas a serem ofertadas.
“E eles entenderam o real sentido de um curso de Pscologia em Itabira, mas também para a região, e além disso, outras questões. Eles viram que a Funcesi tem toda uma estrutura pronta, uma estrutura nova para poder oferecer aos alunos um serviço de qualidade, de atender a população dento da própria instituição”, destacou Patrícia. O corpo docente é composto por grande parte dos professores que já atuam na Funcesi, entre Mestres e Doutores com grande experiência em docência. A professora Priscila Pena, juntamente do docente Gilberto Braga estão à frente do curso.
Estrutura de qualidade
De acordo com Maurício, até que viesse a liberação do curso, uma equipe do MEC esteve em Itabira e passou três dias totalmente envolvida em vistorias da estrutura. Foram até 10 horas diárias de avaliações, resultando numa nota 5 (máxima) para que a Funcesi obtivesse autorização para abrir o novo curso.
Foi montada uma biblioteca equipada com acervo munido de toda bibliografia necessária ao acesso do aluno. O curso dispõe de laboratórios (de anatomia, de endoscopia, multidisciplinar, de simulação realística para aprender manobras básicas de primeiros socorros de maneira realista com manequins, entrevistas psicológicas etc). Há ainda, dois laboratórios próprios do curso de Psicologia (psiscossocial e de prática, pesquisas e intervenções psicossociais). Já foram realizados todos os testes pela equipe avaliadora, conforme Maurício.
O presidente da instituição vislumbra grandes oportunidades aos alunos por meio deste curso. Uma delas é gostar de lidar com pessoas e ter uma excelente formação. “Não adianta fazer cinco anos de psicologia de forma não dedicada, de forma que você leve por levar, esperando só que o diploma chegue, de uma forma que não seja totalmente presencial. Porque lá na frente você vai trabalhar com gente, independente que área for”, observou.