Tatiana Santos
Com um mercado de trabalho a cada dia mais exigente, e a concorrência bastante acirrada, é necessário o profissional se aperfeiçoar e estar sempre atualizado. As empresas buscam por pessoas que estejam à frente, desenvolvendo suas habilidades. Além disso, é fundamental se atentar ao currículo, um pequeno papel, mas que tem uma grande importância para as empresas.
Chaíza Leite, professora de gestão da unidade itabirana do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), esclarece sobre a forma correta de apresentar um currículo para uma empresa e demonstrar suas capacidades. Segundo ela, o desenvolvimento das habilidades é descrito pelos profissionais da gestão como habilidades do futuro. “Eu costumo dizer que o currículo tem que estar bem elaborado e andar junto com a parte comportamental também. Hoje, para você ter uma ideia, o currículo representa 30% em uma investida profissional”, mencionou.
O jeito certo de entregar
É importante ter um currículo objetivo, sem erros, enriquecido com cursos, que é a capacitação profissional e experiência. Deve constar todas as experiências. Na hora de entregá-lo, jamais deixe na caixa de correio da empresa. “É colocar aquele currículo ali para fora do envelope e chegar com bastante cordialidade na recepção da empresa. Se apresentar naquele famoso bom dia, boa tarde, tudo bem, qual o seu nome? Ah, dona Maria. Aqui é a Chaíza. Prazer, eu gostaria de deixar o meu currículo na empresa, fazer parte da equipe de vocês”, exemplificou.
A professora salienta que este é o momento de falar das habilidades, e se possível, entregar o currículo nas mãos do gerente. Ali já acontece o marketing pessoal, aproveitando a investida, pois a comunicação mostrará que a pessoa está apta para aquela vaga, para aquela empresa.
Fotos e dados importantes
Em relação à foto no currículo, isso é algo que gera muitas dúvidas. Colocar ou não? Para Chaíza, a foto só deve ser anexada se a vaga exigir. “Acaba que hoje a gente ainda vive as injustiças, os preconceitos. Então, se pedir, coloque a foto, tranquilo. Se não pedir, não seria necessário? Não é necessário”, esclarece. Mas é muito importante, segundo ela, colocar os dados, o endereço, estado civil, telefone de contato, se tem a habilitação e qual categoria. Além disso, é relevante colocar o objetivo, pois serve como porta de entrada à vaga, e além da sua experiência, mostra um pouco qual é a ambição do profissional.