Tatiana Santos
A corrida eleitoral teve início em todo o Brasil desde meados deste mês de agosto. Candidatos e candidatas se organizam em suas campanhas na tentativa de conquistar uma cadeira no Legislativo ou Executivo. Em Itabira, uma reunião com representantes de partidos e coligações foi realizada na manhã desta segunda-feira (26/08) no Fórum Desembargador Drummond.
O encontro atendeu ao chamamento da juíza eleitoral, Daiane Reis da Silva. A profissional do Direito conduziu o trabalho, que teve o objetivo de ajustar, fazer acordos necessários para que a eleição ocorra de maneira organizada e ordeira, sem prejuízo para os eleitores e para os candidatos.
De acordo com a juíza, a expectativa é de que sejam cumpridos todos os pontos definidos em reunião. “Então, a gente fez alguns ajustes, que a gente espera que todos cumpram, para realmente a eleição. E eu tenho certeza de que vai ser da da melhor forma possível”, planejou.
Plantões na justiça eleitoral
Ainda conforme explicou, a justiça eleitoral já está trabalhando em regime de plantões, uma vez que os prazos nesse período não se suspendem e são contínuos. Portanto, o cartório eleitoral está aberto todos os dias, até mesmo nos finais de semana e feriados.
Denúncias de irregularidades
Há um canal em funcionamento especificamente para denúncias de irregularidades durante o período. É o aplicativo denominado como Pardal Móvel, que tem a finalidade de denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada. O app está disponível para download nas lojas de dispositivos móveis (no Google Play ou na App Store). “Ali que a gente vai analisar e vai verificar essas questões que forem nessas denúncias, enfim, essas informações de regularidade”.
A representante da justiça eleitoral diz acreditar que as eleições acontecerão em uma atmosfera de tranquilidade, pois na reunião, os participantes se comprometeram a fazer com que tudo transcorra bem.