Efetivo do 26º Batalhão estará nas ruas de Itabira durante o domingo de eleições

Tatiana Santos

A Polícia Militar lançou a Operação Eleições Municipais 2024 em todo estado de Minas Gerais. Todo o efetivo da corporação estará nas ruas em virtude do processo de votação, durante todo o domingo (06/09). O 26° Batalhão, sediado em Itabira, sob o comando do tenente-coronel Fábio Barcelos, convocou todo o efetivo para atuar, garantindo a segurança principalmente no decorrer do dia.

O comandante explicou, durante coletiva de imprensa nessa sexta-feira (04), que o policiamento estará garantido em todos os locais de votação.

A Polícia Militar passou a receber em algumas cidades mais distantes, efetivos de reforço, oficiais que vão comandar as cidades. “Cada município terá um oficial comandando. E estaremos presentes em todas as cidades, alinhados, integrados com a Justiça Eleitoral e com outros órgãos da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”, destacou.

Atuarão militares de folga, de descanso, que estão de férias, militares da administração, alunos de curso e formação. Como informou o comandante, as urnas já estão nos locais estratégicos para deslocar aos ambientes de votação.

Planejamento

Desde o dia 6 de julho a corporação está fazendo esse planejamento justamente para que o dia da eleição possa ter a preservação da ordem pública e seja mantido aos cidadãos o pleno exercício da democracia.

Como houve formação do Curso de Formação de Soldados, nesta semana Itabira recebeu aproximadamente 60 novos policiais para reforçar o policiamento das eleições. “Lembrando que esses policiais também foram distribuídos nas 11 cidades que pertencem ao 26º Batalhão. São 11 cidades”, explicou.

Boca de urna

Prática comum em período eleitoral, a boca de urna é a distribuição de material de campanha nas proximidades das urnas. O tenente-coronel garantiu que os agentes de segurança vão estar justamente “com a força máxima da Polícia Militar” para coibir a boca de urna.

“Então, o nosso alerta é que não tente fazer isso aí, porque a Polícia Militar estará trabalhando para garantir justamente que as pessoas possam transitar aos locais de votação sem ter o seu livre exercício de voto impedido”, orientou.

Em caso de flagrante, o infrator pode ser conduzido à Delegacia de Polícia Civil por crime eleitoral.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Atlético pode repetir feito que não acontece desde 2004 se não bater o Botafogo no Brasileirão

Atlético ainda não venceu no Brasileirão e ocupa a vice-lanterna na tabela O Atlético enfrenta o...

BBB 25: veja quem ainda continua na prova de resistência

Quem vencer garante primeira vaga na Grande Final do reality show. O BBB 25 entrou em sua reta...

Prefeitura divulga sobre o funcionamento dos serviços públicos durante o feriadão em Itabira

Em razão do feriado da Semana Santa, a Prefeitura de Itabira informa que o funcionamento dos...