Tatiana Santos
O Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem) está prestes a comemorar 50 anos a serem completados em 2 de fevereiro de 2025. Com uma atuação importante viabilizando diversos projetos junto à comunidade, a entidade realizará um grande e animado baile em Itabira. A festa está marcada para o dia 6 de novembro, das 19h até às 22h, e contará com um show do cantor Bruno Caipira. A renda será revertida à própria entidade, que retornará em serviços para os alunos.
Os participantes poderão comprar mesas e também os ingressos para entrarem no evento, e podem adquirir na sede do Combem ou nas unidades de creches pela cidade. O telefone da entidade é: (31) 3831-2233
De acordo com a coordenadora do contraturno escolar, Alexandra Cristina Ferreira, será uma noite repleta de atrações, com música ao vivo, vendas de alimentos como espetinho, pastel, bebidas diversas. “O nosso baile será mais do que uma noite de diversão, vai ser um evento que representa uma oportunidade de agregar fundo, garantindo ainda mais que nossos crianças e adolescentes continuem recebendo o suporte necessário para o seu desenvolvimento educacional”, declarou.
Capacitando gerações
A entidade oferece diversos projetos gratuitos para a comunidade. Dentre esses trabalhos estão oficinas que atendem as crianças e adolescentes, com cursos ligados às artes, coral, dança, inclusão digital, recreação esportiva, e robótica, que teve início em 2023. Segundo o coordenador financeiro, Douglas Domingos Reis, o Combem é uma instituição que preza por instruir, trazer pessoas, principalmente jovens para uma melhoria de vida e profissionalização. Ele afirmou que a instituição tem buscado inovar os atendimentos voltados para a tecnologia, para tanto, nesta área há os cursos de robótica e desenho mecânico.
Além disso, tem feito investimentos para melhorar na área de tecnologia. Se hoje a área tecnológica é um dos carros-chefe do Combem, antes, passaram alunos que se qualificaram nos cursos de elétrica predial, bombeiro, serralheria, marcenaria. “Não temos também vários alunos que passaram pelo Combem que hoje ganham o seu próprio dinheiro, que montaram o seu negócio, são empresários”, ressaltou.
Elida Coelho, assistente social da instituição, reforçou sobre as vagas do contraturno, pois as crianças e os adolescentes que estudam de manhã vão para o Combem à tarde realizar as atividades. E as do período da tarde vão para a entidade de manhã. A assistente faz o convite: “Comunidade itabirana, vocês que têm crianças e adolescentes em casa, venham aqui para o Combem. Verifiquem também as documentações necessárias, que estamos de portas abertas para recebê-los”.