Tatiana Santos
A 52º subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itabira realizou eleição na entidade jurídica para presidente, no último domingo (17/11). Com chapa única e expressiva votação, a advogada Patrícia de Freitas foi reeleita para o próximo pleito para comandar a subseção por mais três anos. A atual gestão se encerra no mês de dezembro.
A presidente afirmou ter muitos projetos bem encaminhados e que um deles é a construção da sede própria da OAB Itabira. A estimativa é de que, em aproximadamente 15 meses, a edificação seja entregue. O projeto é robusto e engloba um espaço maior para os advogados, com mais conforto, contando com um auditório maior, e que estará à disposição da sociedade para usufruir do ambiente.
Sobre a nova sede, dra Patrícia garantiu que haverá muitos benefícios para a classe: “Na OAB conseguiremos ofertar melhores condições para os advogados, como a OAB Saúde, que vai proporcionar atividades para esses profissionais, para cuidar também da saúde do advogado e do seu bem-estar. E muitas palestras, congressos, seminários, para que a gente consiga capacitar cada vez mais a advocacia aqui na nossa sucessão”, declarou.
Melhorias com propósito
Mesmo caminhando para a segunda gestão, a profissional destacou que ainda almeja muitas melhorias para a categoria, e defendeu que sonhar é o que movimenta o ser humano. Para o novo ciclo que se iniciará em janeiro, ela definiu: “De fato, o sonho e o propósito são de fortalecer cada vez mais a advocacia. Nós precisamos da nossa classe muito unida. E com a nossa nova casa, que a gente consiga levar o advogado para dentro da OAB, e cada vez mais, capacitá-lo para atender o seu cliente, para estar atento às demandas da população de uma maneira geral”.
Ponte entre população e judiciário
Está na Constituição Federal Brasileira que o advogado é indispensável à justiça. Quando se fala em poder judiciário, é impossível se esquecer da figura do advogado, que segundo a presidente, é a voz do cidadão perante o sistema de justiça. No entanto, conforme descreveu, é um poder diferente, com seus temas, suas formalidades, ritos processuais, o que acaba gerando certa dificuldade de acesso à população.
No entanto, a nova presidente garantiu que o advogado é quem faz esse caminho até o judiciário para que consiga, de fato, efetivar o direito. “Além disso, a OAB também tem o seu viés social, que é sua atuação junto à sociedade civil organizada. E nós participamos, temos a advocacia ativa, temos, por vezes, os programas que levam a assistência judiciária e o conhecimento à população”, esclareceu dra Patrícia, lembrando que a atuação do profissional do direito é ampla em Itabira, com a Comissão do Direito na Escola, que leva o conceito para as salas de aula. Com isso, é possível auxiliar as escolas no combate ao crime, à discriminação e diversas outras questões, levando um pouco o conhecimento do direito.