Tatiana Santos
O projeto social Cabeça Feita realizará no próximo final de semana um dia festivo para toda a comunidade do bairro Eldorado, em Itabira. O evento será realizado na avenida Mariana, no bairro Eldorado, próximo ao novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a partir das 13h. Dentre as atrações, o destaque será a chegada do Papai Noel, que fará um tour pelo bairro e também pelo Jardim das Oliveiras, com destino final na avenida Mariana, e rua de lazer.
No local, ele ficará à disposição para as pessoas tirarem fotos, além disso, o Bom Velhinho fará a entrega de surpresinhas para as crianças presentes no evento. Haverá momentos de diversão para os pequenos, com brincadeiras, danças infantis, um pula-pula, distribuição de pipoca, algodão doce, chup-chup. Para os adultos, haverá show de pagode com Júlio do Grupo na Pegada, apresentação de dança do ventre com o Grupo Yalla.
Além das atrações, a programação contará com um show de prêmios com a realização de um bingo, além de barraquinha do projeto, onde a comunidade poderá se deliciar com pastéis fritos na hora, espetinhos de frango e bebidas para ajudar o projeto Cabeça Feita, que realiza o evento.
Projeto Cabeça Feita
O idealizador e criador do projeto social Cabeça Feita, o cabeleireiro e ativista Sidney Marques, lembra que somente neste ano, foram realizados 13 eventos do projeto, passando por diversos bairros de Itabira, onde toda a comunidade pôde participar das atividades para toda a família. Ele descreve a satisfação em levar alegria às pessoas: “É muito gratificante. As pessoas vão, participam, as mães dançam, as crianças dançam em cima do caminhão. Fica aquela rua de lazer, aquela coisa gostosa para lembrar a infância mesmo. Para as crianças também, é um momento para elas incrível, que nem sempre elas têm condições de ter tudo isso aí num dia só”, afirma.
O projeto tem oito anos de atuação e conta com inúmeros voluntários em diversas áreas. Em 2016, Sidney resolveu juntar um grupo de amigos direcionando as funções de cada um no projeto. Como ele trabalha no ramo de salão, com cabelos, durante uma conversa com clientes surgiu o nome Cabeça Feita. “E dentro dessa cabeça, ela leva solidariedade, felicidade, amor e muita paz. Então, nós criamos o projeto Cabeça Feita com o intuito de levar essa alegria para a população itabirana. No primeiro ano, em 2017, de trabalho, a gente começou mais com ações sociais, ruas de lazer. E aí, a gente viu que estava muito pouco, então começamos em 2018 com a formação profissional”.
Foram convidados 10 professores para atuar nas áreas da beleza, em elétrica, pintura, algumas oficinas e cursos profissionalizantes no bairro Jardim das Oliveiras. Eram 10 turmas, que atenderam em torno de 120 pessoas somente em 2018. O trabalho foi se aprimorando, e em 2019 houve uma importante parceria no bairro Santa Marta, junto da Igreja em Itabira, por meio do pastor Elvis, que abriu o espaço para os trabalhos, começando com dois núcleos. A atuação continuou no Jardim das Oliveiras e no Santa Marta.
Sopão
No mesmo ano, (2019), Sidney resolveu fazer a distribuição de um sopão no Jardim das Oliveiras, onde eram atendidas mais de 200 pessoas por semana. Os beneficiados passavam para almoçar às segundas e quintas-feiras em um restaurante montado, onde eram colocadas mesas e cadeiras, a partir de 11h30. Quem precisava podia levar o alimento para casa em marmitex. O ativista esclarece: “Sem custo nenhum, tudo gratuito”. O projeto do sopão continua e ainda é distribuído para os moradores.
Já em 2020, quando veio a pandemia, houve um recuo no projeto com as inscrições, com os cursos, devido ao isolamento social. Mas no final de 2021 os trabalhos foram retornando gradualmente, até que em 2022 todos os serviços gratuitos (cursos, sopão etc) retornaram integralmente, sendo levados até para outros bairros de Itabira.
Atualmente, o Cabeça Feita atende também o bairro Barreiro, e esse ano ações foram realizadas nos bairros Gabiroba, Água Fresca e Major Lage. “Hoje a gente está fixo mesmo no Jardim das Oliveiras, Fênix e Santa Marta.
Formatura e zumba
Nesta quinta-feira (05/12) foi dia de formatura de 110 alunos das capacitações, na Associação do Major Lage. No próximo dia 16 serão distribuídas cestas natalinas. O projeto ainda engloba aulas de zumba, próximo à Prefeitura Municipal, onde qualquer pessoa que chegar ao local pode participar.
Durante a pandemia foram feitas campanhas de máscaras e álcool em gel, mas de forma tímida, já que o período exigia medidas de isolamento. “Na verdade, o projeto só cresceu depois da pandemia. A gente conseguiu levar para outros bairros. Já tinha o sopão, a zumba, os cursos e as rua de lazer, que são as ações sociais que a gente faz. Pós-pandemia a gente continuou esse trabalho”, finaliza o idealizador.
O Cabeça Feita está ampliando com a chegada de novos voluntários, novos cursos, parceiros como dentistas, colaboração da comunidade, apoio da empresa Serra Verde, a possibilidade de conseguir recursos junto ao governo municipal e muitas ideias na cabeça para o cronograma de 2025.