Tatiana Santos
A Companhia de Recobrimento, sediada no 26º Batalhão da Polícia Militar, em Itabira, recebeu uma viatura Ford Ranger equipada, no último mês de julho. O veículo resulta de uma solicitação da unidade ao ex-deputado estadual, Bernardo Mucida (PSB), que doou a viatura por meio de emenda parlamentar.
Capitão Salazar, comandante da companhia, ressaltou a importância da aquisição, em entrevista ao programa Conexão Regional, da rádio Pontal, na sexta-feira (18). O veículo possui compartimento específico para armazenamento de ornamento, escudo balístico, materiais de policiamento civil, dentre outros. “Essa viatura vai contribuir muito no trabalho que está sendo feito pela nossa unidade na questão do enfrentamento aos crimes violentos. A gente teve uma redução considerável em 2023, e ela vai nos permitir a continuidade destes trabalhos”, destaca.
A viatura atenderá não somente a ações realizadas em Itabira, mas também em outras 10 cidades atendidas pelo 26º batalhão, bem como aquelas que não estão na abrangência da corporação em Itabira. “A viatura está sendo empregada atualmente no policiamento especializado com cães. É um veículo extremamente equipado, nos permite um transporte com maior conforto e maior agilidade, não só para os policiais, mas também com os cães que são utilizados por estes profissionais”, avalia.
Como informou o capitão, recentemente o veículo já foi utilizado em uma ocorrência no bairro Clóvis Alvim, bem como em Santa Bárbara, ambos os casos, segundo ele, tiveram repercussão nacional.
Companhia de Recobrimento
A Companhia de Recobrimento é composta pelo pelotão do Tático Móvel e pelo Policiamento Especializado com Cães, que atuam no enfretamento aos crimes violentos, como homicídios, roubos e tráfico de drogas.
A unidade é considerada como de segundo esforço, que atua em ocorrências de maior complexidade, quando se esgota a capacidade operacional do policiamento de primeiro esforço. O primeiro esforço é aquele que faz o primeiro atendimento ao cidadão (recebimento das ocorrências pelo cidadão, conduções à delegacia etc).
Leia também: