Tatiana Santos
Os jeeps são veículos off-road, o que significa que são usados em vias não pavimentadas e têm por característica a tração nas quatro rodas e eixos. Isso permite uma grande capacidade de enfrentar terrenos desafiadores, o que torna os jeeps tão atrativos a tantas pessoas.
Um desses adeptos é o itabirano Celso Moreira, presidente do Jeep Club de Itabira Estrada Real, que realizou mais um encontro de jipeiros em Itabira. O evento aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro e reuniu inúmeros amantes dos veículos na Pracinha do Pará. O encontro faz parte do calendário anual e regional de eventos para não conflitar com outros encontros.
Inclusive, estiveram em Itabira inúmeros praticantes de outras cidades. “No esporte off-road você tem a parte de trilha, tem a parte de passeio. E a gente tem que pensar em tudo isso, em trajeto, em segurança. E até mesmo a estrutura para aquele que vem visitar a nossa cidade”, declara.
Centro de eventos e treinamentos em 2025
A atual direção do jeep clube assumiu em 2013, e colocou como objetivo construir uma área própria em Itabira para os jipeiros desenvolverem essa atividade, ou seja, um centro de eventos e treinamento off-road. Atualmente a prática é feita em trechos demarcados, tanto na cidade como no distrito de Ipoema, com trajetos mais radicais e também passeios.
Celso informou, em primeira mão à Rádio Pontal, em novembro: “A gente está completando agora 20 anos em 2025. E isso está bem adiantado para a gente estar, ainda em 2025, lançando a nossa área, que será um centro de evento e treinamento off-road. Isso não se limita apenas ao jeep, mas também ao motocross”.
O grupo já conversou com o governo municipal para que a entidade tenha uma área definida com permissão de uso, mas construída com recurso próprio para essa finalidade. Já existe a estrutura montada com toda segurança necessária. Os recursos são provenientes de contribuição mensal mínima de cada associado para esse objetivo.
Sem expor o local que será o centro de treinamento, ele diz que a expectativa é das melhores: “A gente tem como meta do ano que vem estarmos inaugurando esse centro de evento e treinamento off-road”, diz, lembrando que o espaço será aberto a toda comunidade e que haverá possibilidade de fomentar a economia do município.
Trajetória
Fundado em 2005 com o nome Jeep Club de Itabira, em 2013 foi criada uma nova diretoria e a extensão Estrada Real, para acolher também adeptos de outras cidades. Atualmente o jeep clube conta com mais de 40 sócios. Já em Itabira, há cerca de 170 participantes do off-road. Dentre eles, há associados de outras cidades do estado.
A entidade tem parceria com a Defesa Civil, Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros para dar apoio e prestar socorro em períodos chuvosos. Celso já participou de mais de 500 eventos da área e entende que a segurança está em primeiro lugar.
Ajudando o próximo
O grupo de jipeiros também atua na ajuda humanitáriae no social. Na tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em 2019, eles estiveram presentes, auxiliando a população local. “Nós ficamos quase 30 dias lá. Na verdade, é um trabalho que a gente não gostaria de fazer. Mas, se é hobby e se dá para atender, por que não fazer um trabalho social? Então, a gente está sempre à disposição”, diz Celso.
Além disso, há uma atuação com doação de brinquedos ao Natal em Comunidades, organizado pelo Parque Municipal Mata do Limoeiro, em Ipoema, onde são realizadas diversas atividades durante um domingo inteiro. A entidade realiza também ações para o Dia das Crianças, levando suprimentos às necessidades das famílias, além de outras iniciativas importantes voltadas ao próximo.
.