Minas Gerais tem muito a celebrar com os resultados alcançados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Nesta edição, que registrou um número recorde de concluintes da rede pública inscritos, os estudantes da rede estadual contaram com o suporte do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Os jovens tiveram acesso a recursos e iniciativas que aprimoraram seu desempenho, evidenciando o compromisso do Estado com uma educação de qualidade.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta semana, evidenciam o desempenho de destaque dos estudantes mineiros na redação do Enem 2024. Dos 12 estudantes em todo país que alcançaram o resultado máximo na redação (1.000 pontos), a única participante vinda de escola pública a atingir essa marca já passou pela rede estadual: Samille Malta, ex-estudante da Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, em Virginópolis.
Campeão nas redações
Minas Gerais foi campeão entre redações com notas entre 980 e 1.000, com 331 estudantes mineiros. A rede pública também está na liderança nessa faixa de pontuação, com 30 estudantes, apenas dois a menos que o Ceará.
Já com relação às pontuações entre 950 e 980, novo destaque nacional: 4.397 estudantes obtiveram as notas. Considerando especificamente a rede pública, Minas segue no ranking principal, com 590, logo após os estudantes cearenses. Os resultados reafirmam a qualidade da educação pública no estado.
Resultado de esforços
O governador Romeu Zema destaca que o sucesso obtido é fruto de uma série de esforços, com foco na formação, infraestrutura e fortalecimento da rede pública de ensino.
“Esse resultado é reflexo do trabalho conjunto de professores e gestores comprometidos em oferecer uma educação pública de qualidade. Minas é um exemplo para todo o país com o desempenho alcançado e também para mostrar que a valorização e os investimentos mudam a vida dos estudantes, que se mostram mais preparados para o futuro”, afirma. “Destaco também a série de iniciativas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, para melhorar a formação docente, a infraestrutura escolar e a aprendizagem dos estudantes”, acrescenta Romeu Zema.
Iniciativas do governo
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga também destaca as diversas iniciativas do Governo de Minas para estimular a aprendizagem.
“Essa conquista é fruto de todas as ações e políticas educacionais que implantamos, e estamos muito felizes com este resultado. Os simulados, testes de redação e aulas ao vivo, que foram realizados de forma inédita, contribuíram diretamente para o resultado”, enfatiza. Fonte: Agência Minas