Foto: Reprodução/Instagram
Tatiana Santos
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, (PSB) foi eleito presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig), nessa quinta-feira (16/01). A eleição da nova diretoria aconteceu em Belo Horizonte, durante assembleia geral. A atuação de Lage será de dois anos, entre 2025 e 2027.
Lage sucede José Fernando Aparecido Oliveira, ex-prefeito de Conceição do Mato Dentro e ex-deputado federal. Ele e os ex-diretores foram homenageados pela atuação à frente da Amig durante os últimos anos.
Marco Antônio afirmou se sentir honrado em estar à frente da entidade, mas também, disse entender a responsabilidade em presidí-la. O itabirano argumentou ainda, que, para o município, é de grande relevância ter um representante na instituição. “É muito importante para Itabira estar na liderança desta entidade que discute as principais pautas das cidades mineradoras. Temos muito a falar sobre este tema, ainda mais nestes tempos tão decisivos para nossa história”, escreveu em rede social.
Durante a assembleia foram abordados diversos assuntos, como a fiscalização da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), estratégias para adiantar os recursos às cidades mineradoras, dentre outras pautas.
Itabira em evidência
Para o político, a partir de agora, Itabira estará ainda mais em evidência, fazendo parte dos debates, respaldando temas importantes, já que o município vivencia a realidade da mineração. Marco Antônio afirmou: “Estaremos nas principais mesas de debate, falaremos com propriedade de um tema que temos muito a contribuir. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para externar o que temos feito para alcançar a sustentabilidade”.
Objetivos da associação
A Amig tem a finalidade de representar junto ao poder público, os municípios que vivem a realidade da mineração. Além disso, defende os direitos das cidades, viabilizando investimentos para o desenvolvimento sustentável das mesmas.