O presidente recém-empossado Donald Trump pontuou em seu discurso de posse algumas ações que terá destaque durante seu mandato, incluindo reverter iniciativas de energia limpa. “Com minhas ações de hoje, encerraremos o Green New Deal e revogaremos o mandato do veículo elétrico, salvando nossa indústria automobilística e mantendo minha fiel promessa aos meus grandes trabalhadores automobilísticos americanos”, disse Trump sob aplausos.
“Em outras palavras, vocês poderão comprar o carro de sua escolha. Construiremos automóveis na América novamente a uma taxa que ninguém poderia ter sonhado ser possível há apenas alguns anos”. Ele continuou agradecendo aos trabalhadores da indústria automobilística por seu “inspirador voto de confiança”. “Fizemos um tremendo trabalho com o voto deles”, acrescentou.
Contexto: Não existe o tal mandato
O governo Biden lançou diversas iniciativas que impulsionaram os veículos elétricos, incluindo um plano de US$ 1,7 bilhão para ajudar a converter instalações de fabricação e montagem de automóveis fechadas ou em risco para fabricar veículos elétricos e híbridos.
O antigo governo também implementou regras mais rígidas para escapamentos de carros de passeio e caminhões, o que impulsionará decisivamente o mercado automobilístico dos EUA em direção a veículos elétricos e híbridos. A Casa Branca de Biden também deu sinal verde para a proibição da venda de carros novos a gasolina no estado da Califórnia até 2035. Esta postagem foi atualizada com contexto sobre os comentários de Trump sobre veículos elétricos. Fonte: CNN Brasil