Foto: Galvani Silva/Rádio Pontal
Tatiana Santos
O futebol amador em Itabira está chegando à fase final no masculino e feminino, com o encerramento do campeonato de 2024. No próximo domingo (26/01), acontecerá a final do feminino, a partir das 8h, no campo do Grêmio. A partida será entre o São Lourenço e o São Cristóvão. Em seguida, haverá apresentação de Romário e Banda.
O presidente da Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), Ricardo Freitas, também será realizada a recopa dos dois campeões da competição do amador de Itabira, com os distritos de Senhora do Carmo e de Ipoema, e contra o campeão São Lourenço. “Então, ficou aí para fazer a recopa, o time do distrito com o time de Itabira”, destaca. Esta já é a quarta edição realizada pela Lifa com os distritos. Há 40 anos essas localidades não recebem campeonatos da liga itabirana, mas recentemente, a entidade realizou dois meses de campeonato.
Expectativas e novidades para 2025
Ricardo adianta que para o ano de 2025 há boas expectativas, e trabalho para o desenvolvimento do amador em Itabira. Segundo o dirigente, o orçamento da entidade já está pronto, a planilha do campeonato e tudo prestes a ser apresentado à prefeitura. A prestação de contas será realizada no final desse campeonato, com ações subsequentes muito em breve. “A gente não vai retardar tanto como foi esse ano [de 2024]. Nós terminamos o campeonato em época de chuva. Isso sacrifica os campos, não dá tempo de os dirigentes mexerem no campo. Então, esse ano a gente começa mais cedo”, afirma.
Algo inédito é que a Lifa já comunicou à
Federação Mineira de Futebol (FMF) e este ano a entidade itabirana entrará com mais duas categorias, a Sub-15 e Sub-17. “É novidade na cidade. É até mesmo para justificar as categorias que estão treinando pelo projeto ‘Cada campo, uma escolinha’, dando oportunidade para os meninos realmente começarem já a praticar uma competição saudável, sadia. E é interessante que a gente vai conseguir aí, já em mente, a gente colocar mais ou menos umas 300 a 400 crianças no futebol amador”. Até o final de março se iniciará a competição. Ainda existem conversas com a FMF para a realização de um campeonato regional feminino em Itabira.