Controlar o índice glicêmico dos alimentos ajuda na saciedade e até previne doenças

Luciene Marques e Tatiana Santos

O índice glicêmico (IG) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e gera preocupação para muitas pessoas, principalmente para quem tem problemas com a diabetes. O fator é um forte aliado de quem quer emagrecer de maneira saudável e inteligente. Mas, você sabe o que é o índice glicêmico e como ele afeta a sua saúde? A sigla é uma referência criada para medir a rapidez com que o carboidrato é transformado em glicose (açúcar) no sangue.

De acordo com a nutricionista Bruna Lage ao site Atualiza Mulher, ela classifica os alimentos de acordo com sua velocidade de digestão e absorção, quando comparados à glicose ou ao pão branco.

Controle do IG

Conhecer este conceito é importante para controlar a glicemia do sangue e também para quem quer seguir uma dieta saudável, ou ainda, pratica esportes. Segundo a nutricionista, ao controlarmos o índice glicêmico das refeições, provavelmente estaremos tendo o controle adequado da glicose no organismo. “Isso contribui, não só para prevenir doenças, como também para viver mais e melhor. O controle do índice glicêmico é muito benéfico para as pacientes portadoras da doença diabetes”, afirma.

A pergunta que muitas pessoas fazem é por que mesmo momentos depois de fazer uma refeição completa elas ainda sentem fome e necessidade de comer outros petiscos. Bruna confirma que alimentos com valores altos de IG aumentam a “gula” e fazem com que a elevação da glicose na corrente sanguínea, em algumas pacientes, gere o aumento do apetite.

Alimentos com alto e baixo IG
É importante observar o que é colocado no prato ou como se mantém um cardápio. Veja exemplos de alimentos classificados como de alto índice glicêmico: banana, melancia, macarrão, arroz, pão branco, tapioca, manga, mamão, milho, abacaxi, entre outros. Já entre os de índice glicêmico moderado a baixo, estão, por exemplo: pão integral, azeite, ovos, uva, morango, etc.

Como baixar o IG dos alimentos
Quanto menor for o valor do índice glicêmico de um alimento, mais tempo o organismo demorará para fazer a digestão, o que mantém a taxa de glicemia controlada, favorecendo a sensação de saciedade. “Podemos baixar o IG dos alimentos adotando a combinação destes com boas fontes de gorduras, fibras e/ou proteínas, que ajudam a reduzir a absorção dos carboidratos”, destaca. Logo, não é necessário abrir mão das frutas e outros alimentos só porque o índice glicêmico é alto. Basta saber fazer alguns ajustes.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Filme ‘Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa’, com influencer Isaac Amendoim, já tem data no cinema de Itabira

Falta pouco para Chico Bento, o famoso personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, ganhar uma...

Festival Arestas agita Itabira no próximo fim de semana com música para todos os gostos

Evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro no Largo do Batistinha, reunindo talentos...

Vagas de Emprego Sine 20/09/2024

AJUDANTE DE AÇOUGUEIRO  – 01 vaga Vaga para trabalhar  no hortifrúti no Major Lage...