Foto: Foto: Télégramme/Divulgação/ND+
Catherine Antoine, ex-funcionária do Carrefour Alma em Rennes, França, passou mais de 41 anos trabalhando na mesma empresa com o objetivo de se aposentar nela. No entanto, apenas um ano antes da aposentadoria, ela foi surpreendentemente demitida em novembro passado.
A demissão ocorreu após um comentário negativo atribuído à ex-colaboradora, de 61 anos, em uma ferramenta interna de avaliação de satisfação dos clientes. A acusação, porém, foi rejeitada por Catherine.
De acordo com a carta de demissão, a trabalhadora teria postado, em 21 de agosto de 2024, uma classificação de 0/10 para o Carrefour, acompanhada de críticas sobre “preços altos” e “má apresentação” de produtos culturais e televisivos.
Para a administração, esse comentário teria prejudicado a reputação da empresa e violado as normas internas, que proíbem atitudes que possam afetar sua imagem. Catherine, entretanto, nega a autoria da mensagem, afirmando que “nunca uso a internet”.
Relato após a demissão
Desde a demissão, Catherine relata que sua vida mudou drasticamente. “Não durmo à noite, voltei a fumar. Eu me sinto perdido, disse em entrevista ao Télégramme. Ela tinha começado a planear a sua reforma, mas esta decisão repentina mergulhou-a numa profunda incerteza.
Procurado pela mídia internacional, Carrefour não se manifestou. Catherine considera apresentar uma queixa legal para que o despedimento seja anulado ou, ao menos, considerado indevido por falta de provas concretas que justifiquem a ação. Fonte: ND+