A preparação para a despedida do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, que morreu aos 86 anos neste domingo (2), acontecerá nesta segunda-feira (3), a partir das 6h da manhã em Belo Horizonte.
O cronograma divulgado pelos familiares informa que o dia será repleto de homenagens a Cardoso, como o cortejo do caixão feito pelo Corpo de Bombeiros, velório aberto ao público, cerimônia religiosa e a presença de militares e figuras políticas de destaque.
Veja o cronograma do velório do ex-governador
As atividades começam a partir das 6h, quando o Corpo de Bombeiros e o cerimonial do Governo de Minas se encontram na Metropax, no bairro Santa Efigênia, para buscarem o corpo do ex-governador.
De lá, o comboio segue para o Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul da capital mineira, onde será realizado o velório de Newton Cardoso. Batedores da Polícia Militar fecharão o trânsito até a antiga sede do Governo de Minas. A previsão é que o corpo chegue no Palácio da Liberdade às 7h30.
Assim que o carro do Corpo de Bombeiros chegar, militares em guarda farão uma cerimônia solene para retirar o caixão do caminhão e, em marcha, o levarem para o interior do Palácio da Liberdade. Os militares vão permanecer ao lado do corpo do ex-governador durante todo o velório.

O velório será fechado aos familiares das 8h às 10h. Em seguida, o público poderá ir até o salão principal do Palácio da Liberdade para se despedir de Newton Cardoso. O acesso acontecerá pelo portão principal do palácio, das 10h às 17 horas. Haverá serviços de comida e bebida para os presentes.
Às 15h, um representante da igreja católica fará uma oração. Em seguida, às 16h, a bandeira que cobre o caixão será dobrada e entregue à família. Nesse momento, será executado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-governador do estado.
Após o encerramento do velório, o corpo de Newton Cardoso será levado pelo Corpo de Bombeiros, caso não esteja chovendo, ou pelo carro funerário da Metropax, em caso de chuva, até o Cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O corpo seguirá em um comboio, escoltado pela Polícia Militar, até o local. Vale lembrar que não haverá cerimônias solenes no cemitério, além da descida do caixão do caminhão dos Bombeiros. Em seguida, o corpo do ex-governador será cremado.
Trajetória
Formado em Administração Pública e Sociologia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Newton Cardoso teve uma trajetória marcante na política mineira, ocupando os cargos de governador de Minas Gerais (1987-1991), vice-governador, prefeito de Contagem por três mandatos e deputado federal por três legislaturas.
Além da atuação política, Cardoso era advogado, administrador e empresário, com forte atuação em diversos setores. Ele nasceu em 22 de maio de 1938 em Brumado, na Bahia.
Cardoso presidiu a União Colegial de Minas Gerais e fundou a Casa do Estudante, ainda durante a vida estudantil. Nos anos 1960, filiou-se ao Partido Republicano, e, com o fim dos partidos políticos após o golpe militar de 1964, foi um dos fundadores do partido de oposição Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Durante seu governo, foram feitos o sistema de capacitação de água do Rio Manso e as hidrelétricas de Nova Ponte e Miranda.
Fonte: Itatiaia