Em entrevista ao canal do ex-jogador Romário no Youtube, o empresário Ronaldo Fenômeno disse que está se recuperando do desgaste da sua passagem de cerca de dois anos e quatro meses como dono de 90% da SAF do Cruzeiro. Ele comprou as ações da Raposa em dezembro de 2021 e as vendeu em abril de 2024. Com a operação, ele disse que recebeu uma bolada em dinheiro.
“Tive uma experiência muito dura com o Cruzeiro, apesar de ter sido uma experiência curta e de maior sucesso administrativo na minha vida, eu tive um desgaste muito grande, ainda estou me recuperando, tem meses que eu vendi, mas estou me recuperando de todo desgaste e do risco que sofri, porque um clube do tamanho do Cruzeiro, completamente falido, na Segunda Divisão, meu CPF em jogo cobrindo uma dívida de R$ 1,2 bilhão. Então, foi um risco que corri muito alto”, disse.
Ronaldo faturou uma bolada com a venda do Cruzeiro para o empresário Pedro Lourenço: R$ 482 milhões, de acordo com documentos obtidos pelo UOL. O valor nunca foi confirmado pelo craque, mas ele destacou que embolsou uma quantia elevada com o acordo. “A operação de venda foi um sucesso, foi muito boa, foi uma porrada financeiramente, muito boa, mas eu acho que foi muito merecido porque realmente a gente salvou o Cruzeiro de desaparecer”.
Cruzeiro e Valldolid
Ao ser questionado sobre as diferenças entre Cruzeiro e Valladolid, Ronaldo respondeu: “São dois clubes de proporções diferentes. O Valladolid é um clube mais discreto, de uma cidade de 400 mil habitantes, tem uma capacidade de investimento menor, um time que briga para não cair, se for muito bem pode pegar uma Copa Uefa. O Cruzeiro já um clube grande, o número de torcedores é maior, culturalmente carregava histórico associativo, tiveram sucesso esportivo, mas administrativamente sempre foi um caos”, afirmou
Muito antes de ser dono da SAF do Cruzeiro, Ronaldo jogou 58 partidas pelo clube, sendo 46 oficiais, e marcou 56 gols, entre 1993 e 1994. Ele disse que sentia a necessidade de retornar à Raposa para pagar uma dívida moral.
“Foi muito bacana, foi muito legal voltar ao Cruzeiro, porque tinha uma dívida moral com o clube, porque quando saí do Cruzeiro e fui ao PSV, eu achava que tinha algo de dívida moral com o clube, acho que quito essa dívida moral agora”. Fonte: No Ataque