O Ministério da Saúde anunciou a incorporação de uma vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) no Sistema Único de Saúde (SUS). O VSR é responsável por 80% dos casos de bronquiolite, especialmente em crianças menores de 2 anos. A bronquiolite é uma síndrome respiratória grave que compromete as vias aéreas e dificulta a chegada de oxigênio aos pulmões, afetando principalmente as vias respiratórias superiores.
Além da vacina, o Ministério também vai disponibilizar o anticorpo monoclonal nirsevimabe, que tem indicação para proteger bebês prematuros e crianças de até 2 anos com comorbidades. De acordo com a farmacêutica Sanofi, o anticorpo monoclonal estará disponível na rede pública durante a temporada de VSR, em 2026. Essa medida visa fortalecer a proteção das crianças mais vulneráveis ao VSR, que é um dos maiores responsáveis por hospitalizações pediátricas no Brasil.
A expectativa é que a inclusão da vacina e do anticorpo monoclonal traga alívio para famílias e profissionais de saúde, contribuindo para a redução dos casos graves e internações de crianças afetadas pela bronquiolite.
FONTE: g1