Tatiana Santos
Novos radares começaram a funcionar nos bairros Chapada e Palmital, em Itabira, desde a última segunda-feira (17/02). Os dispositivos fiscalizadores de velocidade estão instalados em ambos os sentidos na rodovia MG-129. Agnaldo Dias, superintendente de transporte e trânsito da Transita, e Estevam José, diretor de transporte da Transita, explicam sobre a importância dos dispositivos nessas localidades.
O objetivo, segundo os representantes da autarquia, é de preservar a vida, principalmente das pessoas que moram ou transitam por essas regiões. A finalidade principal é mudar o comportamento dos condutores em relação ao local, já que há trânsito contínuo de moradores que acessam vários serviços nas redondezas. Como argumenta Agnaldo, “o radar vem como forma de inibir algumas pessoas que, às vezes, excedem a velocidade em determinados trechos”.
Existem critérios técnicos, e muitas vezes, a solicitação da comunidade para a instalação de radares. No caso específico do dispositivo no Chapada, o local já contava com um radar anteriormente, que era gerido pelo Estado até 2019. Desde então, o trecho passou a ser de responsabilidade do município, que começou a fazer a gestão da operação, manutenção da via naquele local, e, principalmente, a segurança de quem transita por ali. “O município teve essa necessidade, teve o clamor da população, e, para instalar, demora um tempo”, acrescenta o diretor.
Houve a fase de licitação do trecho, com escolha da empresa que instalou e opera o sistema. Naquela localidade há igrejas, escolas, comércio, e somado a isso, há um fluxo intenso de veículos, justificando a necessidade de se controlar a velocidade. No caso do Palmital, a situação é semelhante, já que além de casas, há vários condomínios, sítios e igrejas, e para acessar a rodovia, a velocidade é muito baixa e os transeuntes deparam com veículos em alta velocidade, não sendo possível evitar sinistros.
Por que não instalar quebra-molas?
A Resolução 973/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta os quebra-molas no Brasil, que libera a instalação de redutores de velocidade, mas apenas com autorização do Poder Público. Nas rodovias do Chapada e Palmital seria possível a presença de quebra-molas? A resposta dos agentes é que sim, porém, seria necessário implantar esse sistema em vários pontos, sendo um trabalho mais extenso. Nesse caso, precisaria adicionar obstáculo na via. Entretanto, com o radar, a redução da velocidade se torna mais prática e eficaz.
“Hoje, a tecnologia do radar mudou bastante. Além de medir a velocidade, eles fazem a contagem de veículos. Eles identificam outros atributos que você pode programar e utilizar. Para o momento, naquele caso específico [Chapada e Palmital], o radar hoje só mede a velocidade para controlar a velocidade naquele trecho”.
Muitos motoristas trafegam em altíssima velocidade na rodovia, mas ao se aproximarem dos radares, desaceleram, acelerando rapidamente assim que se afastam. A alternativa seria não haver placa avisando sobre os dispositivos, certo? Errado. De acordo com Estevam, a legislação diz que é necessário informar, por meio de placas, que em determinado local existe um redutor de velocidade. Por fim, Agnaldo informa que há uma média de seis radares instalados na região que compete ao município de Itabira.
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