Os municípios que integram a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira irão realizar, no próximo sábado (22/02), o quarto ciclo do ‘Dia D do Minas Unida contra o Aedes’. A ação faz parte do movimento estadual de enfrentamento às arboviroses, uma mobilização social promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com os municípios mineiros. A iniciativa ocorre simultaneamente em todo o estado.
Os primeiros ciclos do movimento ocorreram em 2024, nos dias 24 de fevereiro, 23 de março e 9 de novembro, sempre aos sábados, com o objetivo de intensificar os esforços no combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A efetividade dessas ações só é possível devido a participação ativa da comunidade no enfrentamento dessas doenças.
O diretor regional de Saúde da GRS Itabira, Maurício Geraldo Marques, destacou o sucesso dos ciclos anteriores do movimento “Minas Unida contra o Aedes” na região, que mobilizaram amplamente a população e os profissionais de saúde das microrregiões de Saúde de Guanhães, Itabira e João Monlevade, com a participação de 27 municípios. “Neste quarto ciclo, contamos novamente com a participação dos nossos 27 municípios, realizando ações importantes de mobilização. Ressaltamos que todos os municípios da Regional têm promovido regularmente atividades de enfrentamento às arboviroses em seus territórios”, afirmou o diretor.
Ainda segundo Maurício, o Dia D é mais uma estratégia que representa um esforço coletivo em prol da saúde pública. “A mobilização simboliza a união e a coparticipação entre o setor público, privado e a comunidade”, completou Maurício.
Envolvimento da comunidade
O coordenador de Vigilância em Saúde (CVS) da GRS Itabira, Marcelo Barbosa Motta, ressaltou a importância de envolver a comunidade, que é uma parceira fundamental no combate ao mosquito, considerando que mais de 80% dos focos do Aedes estão dentro dos imóveis.
“Esta nova edição do Dia D, que é o quarto ciclo, só é possível graças ao envolvimento dos municípios que compõem a GRS Itabira, com diversas ações de conscientização, pois a limpeza de residências, lotes vagos, mutirões comunitários, blitz educativas, distribuição de panfletos e atividades lúdicas, como teatro infantil, são importantes, mas sem a mudança de postura da população, no sentido de monitorar a presença de focos em suas residências, os resultados não serão efetivos”, destacou Marcelo.
Ele enfatizou que essas iniciativas são essenciais para a prevenção das arboviroses e para conscientizar a população sobre seu papel ativo no combate ao mosquito. “Juntos somos mais fortes”, concluiu o coordenador.
Quarto Ciclo do Dia D
O quarto ciclo do movimento “Minas Unida contra o Aedes” contará com a participação de 24 municípios. São eles: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Materlândia, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto e Virginópolis.
As ações de mobilização para este novo ciclo envolvem atividades integradas de educação, conscientização e limpeza, com o objetivo de engajar a comunidade na prevenção das arboviroses. Nas escolas e nas ruas, equipes realizarão campanhas educativas, com distribuição de cartilhas e orientação casa a casa. Stands informativos, com amostras de larvas e panfletagem, serão instalados em locais de grande circulação, acompanhados de atividades recreativas e blitz educativas. Ações complementares incluem ainda caminhadas e passeatas, além de mutirões em bairros e centros comerciais para eliminar lixo e entulho que possam se tornar criadouros do mosquito.
O quarto ciclo do Dia D do movimento “Minas Unida contra o Aedes” na região conta com parcerias das secretarias municipais de Saúde, GRS Itabira, COSEMS Regional, além de diversas empresas privadas que atuam na região.
Cenário das arboviroses em Minas
Até 17 de fevereiro de 2025, Minas Gerais registrou 34.936 casos prováveis de dengue, com 12.391 casos confirmados e 19 óbitos em investigação. Foram confirmados 4 óbitos por dengue. Quanto à chikungunya, foram notificados 3.076 casos prováveis, com 2.265 confirmados, além de 1 óbito confirmado e 1 em investigação. Em relação ao vírus Zika, há 12 casos prováveis e 2 confirmados, sem óbitos registrados até o momento.
Entre os 27 municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, foram confirmados 190 casos de dengue e 8 de chikungunya, evidenciando a importância das ações de combate ao Aedes aegypti em toda a região.