O Vaticano divulgou neste sábado (22) que o papa Francisco está em condição crítica após sofrer uma crise de asma prolongada. De acordo com o comunicado oficial, o pontífice precisou de terapia de alto fluxo de oxigênio e uma transfusão de sangue devido a um quadro de anemia.
“As condições do Santo Padre continuam críticas. Portanto, como explicado ontem, o papa não está fora de perigo. Nesta manhã, o papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio”, informou o boletim divulgado pelo Vaticano. Além disso, exames de sangue revelaram uma plaquetopenia associada à anemia, o que levou à necessidade de transfusões de sangue.
A plaquetopenia, também conhecida como trombocitopenia, é caracterizada pela redução do número de plaquetas no sangue. Ela pode ser causada por várias condições clínicas, incluindo doenças autoimunes, infecções, deficiências vitamínicas e distúrbios hereditários. O tratamento pode envolver transfusões de plaquetas para corrigir a deficiência.
FONTE: g1