Tatiana Santos
Tomaram posse, no último final de semana, os conselheiros e delegados do Orçamento Participativo, no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). O projeto é um sistema de participação popular para melhoria nos municípios. Por meio dele, a população discute e decide sobre o orçamento público e as políticas públicas. A partir daí, se faz o levantamento das necessidades e se discute as obras a serem realizadas de acordo com o orçamento do município.
Maria das Graças Felipe Lélis, conhecida como Dadá, presidente da Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira, foi uma das representantes empossadas. Ela afirmou ao repórter Galvani Silva, da rádio Pontal, que as associações de bairros são muito importantes no conselho, e que enquanto presidente da Inter, estará participando, fiscalizando e cobrando do município as ações aprovadas no Orçamento.
Importância para a comunidade
Atualmente, são mais de 80 associações integrantes da Interassociação, chegando a quase 100, pois há entidades afiliadas, mas que não são de bairros. “A importância das associações de bairro na comunidade, é que hora hora que ela precisa do benefício, de fazer um ofício [para encaminhar à prefeitura], ela fala em nome da associação, não em nome de um CPF individual. E um bairro sem associação não está documentado, não está legalizado, o bairro acaba sendo muito prejudicado. O bairro fala em nome de todos”, ressalta.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, avaliou a posse como um passo importante no Orçamento. Para ele, o evento dá sequência a uma modalidade de gestão pública onde se envolve a comunidade. “Estamos organizados para fazer com que o Orçamento Participativo seja um sucesso em Itabira, e que seja uma política pública permanente. Todos os anos e cada vez mais, a comunidade, o cidadão participando das decisões de onde será investido o dinheiro da prefeitura ou parte dele, pelo menos”, destacou. No evento de posse, foram informados os cronogramas das obras, que começam no começo de 2024.
Leia também: