Tatiana Santos
Em comemoração aos 50 anos do rap, celebrado em agosto, o rapper itabirano Lukinha DDG entregará um mural gigante a comunidades de Belo Horizonte, por meio do projeto Cidade Viva. Ele esteve no programa Conexão Regional, da rádio Pontal, na sexta-feira (22), e contou com exclusividade sobre o projeto. O mural ainda está em execução e levará muita cor às comunidades de Olhos D’água, Vila Pilar e Vila São João, localidades que ficam nas proximidades do Anel Rodoviário, no acesso à BR-040.
O painel completa incríveis 50 mil metros quadrados e contará com o trabalho de vários artistas do grafitti. Nesta região, as três comunidades abrangem uma média de 15 mil habitantes. Os trabalhos contemplam pintura e revitalização dos espaços, entregando aos moradores e frequentadores uma área visualmente mais alegre e atrativa. “A gente está fazendo um trabalho lá de arte, que é pintar, revitalizar, entregar para a comunidade áreas fantásticas, pois eu acho que precisa fazer o papel e fazer a diferença. Se vai fazer a diferença, faz parte do processo”, defende.
Segundo Lukinha, este será um dos maiores murais de Minas Gerais. Em setembro de 2022, o instituto entregou um mural para a comunidade itabirana na praça Acrísio de Alvarenga, com a face do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Cidade viva
O projeto Cidade Viva é realizado pelo Instituto Lukinha DDG, com o apoio da mineradora Vale e curadoria e gestão da DDG Produções. Tem a finalidade de conectar pessoas e desenvolver as comunidades, democratizando o acesso, formando e promovendo capacitação, por meio de palestras, workshops, empreendedorismo.
O Cidade Viva atua fomentando o desenvolvimento sustentável, produzindo paneis e deixando a cidade com uma aparência mais agradável. O trabalho é focado na conexão de pessoas, no envolvimento das comunidades, por meio de arte, empreendedorismo, capacitação, formação, cidade inteligente. A atuação acontece junto a empreendedores da comunidade, lojistas e escolas.