Tatiana Santos
A 18ª edição do Circuito do Sabor teve sua abertura oficial no último sábado (23), na Feira Livre de Produtores Rurais de Itabira. O evento contou com a presença do chef de cozinha francês naturalizado brasileiro, Erick Jacquin. Mas, como nem só de personalidade famosa é feito o evento gastronômico, os itabiranos já estão na expectativa de quais pratos poderão degustar até 15 de outubro-esses, sim, destaques do evento.
Para dar uma ajuda extra aos paladares mais exigentes, a rádio Pontal entrevistará os 10 participantes do festival, que falarão sobre os seus pratos. Uma das coordenadoras do evento, Ana Marta Lage, foi a primeira a contar sobre seu prato, batizado de “Um cadim de cada”. Nesta edição, a exigência é que os comerciantes tragam às suas receitas salgadas uma releitura dos ingredientes utilizados nas edições passadas.
De acordo com a empresária, para criar sua receita, ela resolveu fazer pasteis de angu com recheios referentes a seus pratos anteriores. Ela traz o pastel de angu com recheio de alho poró. Outro sabor de recheio é carne desfiada com casca de banana verde. A terceira opção é a massa do pastel feita com caldo de feijoada e recheio de bacon, linguiça e couve. São seis pasteis com três sabores diferentes. O prato acompanha molho pesto. “Tem opção para todo gosto, não é? Ficou top”, defendeu.
Como votar
Segundo a empresária, os clientes vão até os estabelecimentos para degustar, acessam um QRCode e votam. Há ainda uma visita oculta de chefs, que também participam de uma votação. O peso dos especialistas na votação é de 30% e dos clientes, 70%. No final, são três estabelecimentos vencedores. A realização é da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), com apoio da Prefeitura de Itabira, da Coca Cola e da cerveja Eisenbahn.
Confira a imagem do prato “Um cadim de cada”:
Leia também: