Estudantes do ensino médio da rede estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Piauí poderão obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, voltada para motociclistas, sem custos. Além disso, os beneficiados receberão capacetes gratuitamente.
Os programas “CNH Social” e “Motociclista Protegido”, lançados nesta segunda-feira (31), garantirão a isenção das taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a obtenção da primeira habilitação. Os editais serão divulgados em abril, e as aulas devem começar em junho.Para participar, os interessados devem ter no mínimo 18 anos, estar matriculados na rede pública estadual e comprovar residência em municípios do Piauí que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Também será necessário atender aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelo Detran, incluindo a participação em cursos de formação e capacitação.
Ao todo, 86 escolas de 14 municípios oferecerão aulas teóricas pelo Canal Educação, enquanto o Detran será responsável pela formação prática. Em 2025, serão disponibilizadas 10 mil CNHs e 10 mil capacetes, com a meta de alcançar 60 mil habilitações até 2030.
FONTE: g1