Tatiana Santos
Itabira receberá o evento “Mentalidade financeira” nesta terça-feira (08/04) às 19h30, no auditório da Acita. Haverá uma palestra com o mentor de vida e negócio, Rodrigo Marques, e na sequência, um workshop para selecionados. A abertura será feita pela atleta de futebol Ermelinda Pantaleão, que mora nos Estados Unidos, e contará sua trajetória.
O evento é realizado pelo mentor e apoiado pelo projeto TeAmar, voltado a mães atípicas de Itabira, e receberá metade da renda da palestra.
Serão abordadas questões relacionadas à vida financeira, pessoal, emocional, profissional. Segundo o organizador, haverá estratégias para que as pessoas possam refletir e fazer escolhas mais assertivas ao longo da vida, com mais direcionamento. “Porque muitas pessoas tentam fazer escolhas baseadas, talvez, no ambiente onde elas estão, baseado na família ou na visão própria. E, na verdade, existem caminhos que podem te dar um direcionamento mais correto para alcançar mais rápido os seus objetivos”, descreve.
Setores da vida andam juntos
Ainda que o foco seja a questão financeira e de carreira, a palestra terá uma abordagem que engloba as áreas mais importantes da vida de homens e mulheres, inclusive os relacionamentos e os papéis de cada um nas relações. Rodrigo cita um ponto relevante, o grande número de mulheres chefiando famílias, pois muitas vezes os homens não estão assumindo compromisso.
“Uma das coisas que me incentivou muito a ajudar o projeto TeAmar é que a taxa de abandono de mulheres que são mães de crianças atípicas é altíssima. Então você pega ali, quando a coisa acontece, os homens que deveriam assumir o lar, assumir o filho, assumir toda a situação, são os primeiros a fugirem. E a mãe não tem como fugir, então ela acaba assumindo”.
Em busca da essência feminina
Lorenna Magalhães, apoiadira do grupo TeAmar, afirma que durante o estudo deste projeto, percebeu a importância de as mães atípicas virem de encontro a elas mesmas. Sobre a renda revertida ao projeto, ela justifica que será de grande importância para auxiliar nos trabalhos: “Vai ajudar demais esse valor que será direcionado para elas, porque nós vamos também direcionar a gente. Eu quero também estar presente no projeto Te Amar, para conversarmos com essas mulheres que precisam estar juntas, que precisam entender a essência feminina”.
Lorenna acredita que mulheres trabalhadas em suas questões internas conseguem vencer os desafios diários com mais leveza. “Porque uma mulher curada, ela é muito mais forte para cuidar do seu filho e não se vitimizar a respeito de qualquer coisa que está passando na casa dela”, diz Lorenna que é mentora de mulheres.
Mais de uma década desenvolvendo pessoas
Rodrigo trabalha ajudando clientes em diversas áreas. Há 11 anos desenvolve empreendedores e pessoas que querem fazer transição de carreira. Ele tem clientes de todo Brasil e atende também pessoas de Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Canadá. Em Itabira atende 20 clientes.
O projeto ‘Maturidade financeira’ surgiu exatamente devido ao fato de Rodrigo precisar passar por uma transição de carreira, e naquele momento se sentir perdido, sem saber o que fazer ou por onde começar em sua recolocação no mercado de trabalho. Ao se reencontrar, quis fazer o mesmo por aqueles que passam pela mesma situação.
Leia também: