Tatiana Santos
O Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) de Itabira realizará nesta quarta-feira (09/04), a cerimônia de premiação da aluna Maria Cristina Oliveira da Silva, vencedora do 1º lugar no Concurso de Desenho e Redação da CGU (Controladoria Geral da União 2024). O horário da cerimônia está marcado para as 10h30 e acontece no Centro de Eventos do CNSD.
Os interessados devem se inscrever por meio de um formulário ao final da reportagem. O concurso mobilizou quase 300 mil estudantes (289.467) de todo Brasil e recebeu 5.194 trabalhos. De acordo com a instituição, o momento é muito especial para os alunos, professores, funcionários e município. “Este é um momento de grande orgulho para nossa comunidade escolar, para a educação e para a cidade de Itabira. Contamos com sua presença para celebrar juntos essa importante conquista”, convida.
Proveniente de escola pública, a adolescente que faz o 1º ano do Ensino Médio, começou a estudar no Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) em 2024, motivo pelo qual receava não ser suficiente para estar na instituição de ensino. Mas ela venceu a insegurança, e por incentivo do professor de Literatura e Redação, Maxsandro Soares, escreveu a redação.
Tema
O tema foi Cidadania Digital, do qual a jovem não tinha conhecimento. Max explicou sobre o assunto durante a aula, e aos poucos, a itabirana foi se familiarizando. O texto foi escrito também em sala, com os outros alunos. O professor leu todos e o que teve destaque foi o de Maria Cristina. Com isso ele inscreveu a redação no concurso.
Foi um conto como se a internet tivesse tomado vida própria e começasse a conversar com a criança, contando que havia um rei malvado que manipulava a internet, usando dados e informações dos moradores daquele reino para finalidades ruins. Ela fez um alerta quanto aos termos de uso que as pessoas aceitam vitualmente. O título foi ‘Segredos da Weblândia’.
Na base da oração
Maria Cristina disse que não esperava participar do concurso e que o resultado foi uma grande surpresa. “Meu professor Max chegou lá na sala, na aula de redação, e falou para a gente que ia ter um concurso que era para todo mundo participar, porque é uma oportunidade incrível”, lembra.
Demonstrando ser uma jovem de muita fé, sua preparação “se resumiu na base da oração. O Max falou que ia ter prêmio, passou o tema para a gente, e eu pensei: ‘Deus, eu quero esse prêmio, quero ganhar esse negócio e eu Te peço que, se for da Sua vontade, o Senhor esteja me dando criatividade, me capacitando a escrever as palavras certas’. Então foi isso, foi realmente Deus, foi o agir d’Ele na minha vida por meio de mim que me fez ganhar”.
Preencha o formulário para participar da cerimônia:
https://docs.google.com/forms/d/1WMYhiMrM5pq5YfxnDEGGsB0zKqJjI-velsnJnCi1zuQ/preview