Mulher que teve fratura após barra de academia romper será indenizada

Acidente em academia termina em indenização Imagem ilustrativa

Mulher sofreu fratura óssea e outras lesões durante exercício em academia popular

Em decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve sentença que condenou o Distrito Federal ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, à usuária que sofreu lesões após o rompimento de uma barra de ferro em equipamento instalado em uma academia popular. Na decisão, os magistrados reconheceram a responsabilidade do ente público pela omissão na conservação e manutenção do espaço.

A mulher contou no processo que realizava exercícios em um aparelho de simulador de caminhada, localizado em área pública mantida pelo DF, quando a barra de apoio se rompeu, projetando-a ao solo. Ela sofreu fratura óssea e outras lesões. Em sua defesa, o DF afirmou que a usuária deveria ter buscado supervisão profissional e que não houve falha na prestação do serviço público. Argumentou, ainda, que a culpa seria exclusiva da vítima ou, ao menos, concorrente.

Ao analisar a controvérsia, os julgadores concluíram que a Administração Pública tem a obrigação de manter os equipamentos e instalações em condições adequadas de uso, principalmente quando são disponibilizados à população para atividades físicas. Segundo o colegiado, “o DF não logrou demonstrar a culpa exclusiva da vítima ou outra causa excludente de sua responsabilidade de reparar os danos”. Dessa forma, verificou-se a relação entre a omissão estatal e o acidente, o que caracterizou a responsabilidade objetiva do ente distrital.

Com base na teoria do risco administrativo, a Turma considerou que a existência do dano, a omissão na conservação do equipamento e o nexo causal ficaram comprovados, e não houve fato que excluísse o dever de indenizar. Como resultado, manteve-se a condenação ao pagamento de R$ 5 mil a título de danos morais, além dos honorários advocatícios fixados em 15% do valor da condenação.

FONTE: ITATIAIA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Polícia investiga se PM aposentado atropelado em shopping foi morto por vingança em SP

Familiares de Luan Henrique Bonifácio, de 30 anos, são suspeitos de atropelar Abel Silva de...

Vagas Sine Itabira

VAGAS EMPREGO SINE ITABIRA Atendimento: Avenida das Rosas, nº410, São Pedro – Itabira –...

Anvisa alerta sobre relação perigosa entre bebês e minoxidil e cita ‘síndrome do lobisomem’; entenda

Casos na Europa chamaram atenção da agência, que orienta mudança na bula do medicamento Bebês com...