Mutirão para emissão gratuita da identidade começa nesta sexta-feira em Itabira. Saiba o que levar

Vereadora Dulce Citi esclarece informações sobre o mutirão-Foto: Ascom/Dulce Citi

Tatiana Santos

Cidadãos que precisam tirar a carteira de identidade terão a oportunidade de emití-la gratuitamente no mutirão realizado nesta sexta-feira (25/04), de 8h às 17h. A ação se estende até o sábado (26), no mesmo horário, e ocorre na Câmara de Vereadores, localizada na Avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro. O mutirão é realizado por iniciativa dos vereadores para suprir uma grande demanda reprimida na cidade.

A parlamentar Dulce Citi (PDT), que é uma das articuladoras da ação, esclarece que o atendimento será feito por ordem de chegada. Vários funcionários públicos estarão presentes numa força-tarefa para auxiliar nos trabalhos, dentre eles, servidores da Assistência Social, funcionários do Legislativo, agentes da Polícia Civil, além de servidores de outros municípios.

O que levar

Os interessados devem levar uma foto 3×4 colorida recente, com fundo branco, além dos seguintes documentos originais: certidão de nascimento ou de casamento (divorciados levam certidão averbada); CPF; comprovante de endereço.

Dulce salienta que todos os documentos devem estar em boas condições para possibilitar a emissão. Ela deixa bem claro: “Se estiver dobrado que não dê condições de leitura, não consegue tirar, não. O documento tem que estar em bom estado”.

Outro ponto importante destacado pela vereadora é que no caso de a pessoa ter tirado a primeira via da nova carteira de identidade (CIN) e a tenha perdido, a segunda via terá custo. Nesta situação, o cidadão deverá levar o comprovante de pagamento da taxa. Pessoas em vulnerabilidade podem apresentar o comprovante de declaração do CRAS ou de outro serviço social para ser isento de pagar a taxa, que custa R$110,62. O cidadão já leva esse documento quitado para emitir a carteira na hora.

A parlamentar alega que a mobilização é resultado de um anseio da população. “Muita gente tinha pedido isso para a gente em campanha todos os dias. Todo dia eu recebo aqui no meu WhatsApp, pessoas pedindo ajuda para tirar carteira de identidade. A demanda é muito grande”.

Possibilidade de outro mutirão

Dulce não descarta a possibilidade realizar um novo mutirão mais à frente, mas destaca que a iniciativa já amenizará consideravelmente a demanda atual. “Eu acho que vai ser um alívio esse mutirão, já vai diminuir bem a quantidade de pessoas com a necessidade de tirar a carteira. Mas [pelos moldes normais] continua tirando [a identidade] todos os dias”, finaliza. Dúvidas podem ser esclarecidas no perfil da vereadora no Instagram: @dulceciti

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Homem é morto com seis tiros na frente do pai e PM localiza dois suspeitos em MG

Vítima de 38 anos foi baleada em frente ao bar do pai, em Governador Valadares, após uma senhora...

Apae Itabira realiza evento solidário com diversos artistas para angariar fundos à entidade

Tatiana Santos A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira realizará o evento...

Leia a homilia da missa do funeral do papa Francisco na íntegra: ‘a Igreja é uma casa para todos’

Texto foi conduzido pelo cardeal Giovanni Battista Re na praça de São Pedro A Missa de Exéquias...