Minas aplica segunda etapa do simulado Enem 2025 para mais de 400 mil estudantes da rede estadual

Minas aplica segunda etapa do simulado Enem 2025 para mais de 400 mil estudantes da rede estadual

A primeira etapa foi aplicada na terça-feira (22/4), com provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, cujo tema foi “A importância da educação para a promoção dos direitos humanos”

O Governo de Minas Gerais realiza nesta quinta-feira (24/4) a segunda etapa do primeiro simulado da plataforma Enem MG, voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Nesta fase, os alunos enfrentam questões das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play.

A primeira etapa foi aplicada na terça-feira (22/4), com provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, cujo tema foi “A importância da educação para a promoção dos direitos humanos”. O simulado, realizado em dois dias, segue o modelo do exame oficial, inclusive com o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na correção do Enem.

A ação envolve cerca de 420 mil estudantes de 2.437 escolas da rede pública estadual, incluindo alunos do 2º e 3º anos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para dar suporte à aplicação, foram produzidos mais de 1,3 milhão de cadernos de prova, cartões-respostas e folhas de redação.

“O primeiro simulado do ano faz parte de um conjunto de estratégias para que os alunos se preparem com mais segurança e qualidade para o Enem”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

A estudante Maria Clara Salomão, de 17 anos, do 3º ano da Escola Estadual Romero de Carvalho, em Pedro Leopoldo, vê no simulado uma oportunidade de autoconhecimento e preparação. “Quero cursar Enfermagem e essa experiência ajuda muito a entender onde posso melhorar”, relata.

Após a aplicação, as provas serão corrigidas automaticamente pela plataforma Enem MG, que fornecerá relatórios individuais e trilhas de aprendizagem personalizadas, permitindo que professores e alunos identifiquem pontos fortes e áreas que demandam reforço.

A professora Vanessa Gonçalves, da mesma escola, destaca o valor da iniciativa. “O simulado aproxima os estudantes da realidade do Enem, que exige interpretação e resistência para lidar com provas longas e desafiadoras”, explica.Prazo para isenção do Enem termina na sexta (25/4)

A SEE/MG também alerta que o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta-feira (25/4). O pedido deve ser feito pela Página do Participante, usando o login do GOV.BR. Têm direito à isenção alunos do 3º ano da rede pública, ex-alunos bolsistas integrais de escolas particulares e inscritos no CadÚnico.

FONTE: OTEMPO

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Bebê de 8 meses morre e mulher fica em estado grave após suspeita de açaí envenenado 

Caso aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga um...

Golpes do Pix causaram prejuízo de R$ 6,5 bilhões a consumidores; é possível recuperar o dinheiro?

Banco Central recebeu mais de 11 milhões de queixas de fraude em 2024 O Banco Central (BC) recebeu...

Valério obtém R$ 1,5 milhão do município e Marco Lage destaca importância dos parceiros: “É isso que faz o futebol”

Tatiana Santos O Módulo II do Campeonato Mineiro inicia no dia 3 de maio (sábado), com o Valeriodoce...