Tatiana Santos
O Maio Amarelo é um movimento global de conscientização sobre segurança do trânsito nas estradas. Nesse período, ações são desenvolvidas com a finalidade de reduzir os números de acidentes. Em Itabira, a Transita, por meio da Diretoria de Trânsito e Educação, tem em sua programação, iniciativas que vão de encontro ao tema do mês ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’.
A campanha no município terá abertura oficial na segunda-feira (05/05) e trabalhará com variadas atividades. Haverá blitz educativa na Avenida Mauro Ribeiro, juntamente da Escola Municipal Américo Gianetti (EMAG) e Escola Municipal Cornélio Pena. Será realizada uma palestra e uma conscientização à população.
A diretora de Educação para o Trânsito, Ráiza Hermano Rodrigues, detalha como será a dinâmica de atuação: “Vamos ficar juntos, fazendo a passagem ali com os alunos, chamando a atenção. Falamos frases do cotidiano mesmo, para as pessoas terem mais atenção e amor à vida”. Toda a população está convidada a participar.
No dia 6, serão realizadas palestras, blitze no decorrer da semana e intervenção nos ônibus na Avenida João Pinheiro. “A gente vai estar no transporte coletivo fazendo a conscientização. Iremos também fazer o intermunicipal. Vamos ter pontos específicos na cidade, fazendo blitz educativa. Então, assim, são vários decorrer, né? Assim, no período da manhã, todo ponto da cidade vai ter uma blitz educativa”. Na quarta-feira (07), a equipe irá até a Rua Humberto Campos, no bairro João XXIII para conscientizar a população.
Apesar do mês de conscientização, a Transita trabalha a educação no trânsito durante todo o decorrer do ano, intensificando as mobilizações em maio, no Dia do Agente e também na Semana do Trânsito, que ocorre em setembro. As atuações acontecem em parceria com órgãos como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Diretoria de Educação no Trânsito
Conforme a diretora, o setor é a segunda etapa de orientação ao cidadão, sobre como cumprir as leis de trânsito. E a forma de educar o cidadão é por meio da informação e orientação, por meio de blitze, campanhas educativas, palestras, com base no Código de Trânsito Brasileiro, campanhas escolares priorizando os alunos.
Os locais escolhidos para se trabalhar as campanhas são através de dados estatísticos da Diretoria em conjunto com a Polícia Militar, com base no boletins de ocorrência, com todas as infrações que foram cometidas. “Pode ser pelo fato de falta de segurança, falar ao telefone, e daí monta no decorrer do ano as estatísticas. E aí a gente vê baseado em pontos que são elevados”, descreve.
Os dados mostraram que, por exemplo, na avenida Rio Doce, de 2023 até 2024, houve elevação de 16% no número de acidentes. Na avenida Mauro Ribeiro, foi registrada diminuição de 10%, já na avenida João Pinheiro, se contabilizou um aumento de 5% no total de acidentes de trânsito.