Tatiana Santos
Tradição, fé e muita devoção marcaram o dia 12 de outubro na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Gabiroba, em Itabira. Na data em que se comemorou o dia da padroeira do Brasil, a comunidade marcou presença na programação que começou logo cedo.
A festa acontece há 22 anos e recebe inúmeros devotos para expressarem sua fé. Como em todos os anos, os moradores abraçaram o evento, ajudando na realização da festa e fazendo doações de guloseimas para serem entregues às crianças no local. Ainda foram doados os ingredientes para a preparação da feijoada que foi vendida local. A capela não possui cozinha, razão pela qual toda a renda será revertida à construção do cômodo. Os recursos também ajudarão na manutenção do templo, com pintura, reparos, além do pagamento de água e luz do local no decorrer do ano.
Para a coordenadora da festa, Geisa Gomes, é muito prazeroso trabalhar em prol deste evento de fé. “É muito gratificante. A gente está fazendo tudo com muito esforço, muito carinho, com a ajuda da comunidade toda, graças a Deus. São 22 anos e a gente faz tudo com muito prazer, pois Nossa Senhora Aparecida é nossa padroeira”, declarou.
Geisa lembrou que muitas pessoas comparecem até mesmo de outros bairros, seja para fazer pedidos com intercessão da padroeira, ou mesmo para agradecer graças recebidas. “Muita gente tem devoção à Nossa Senhora Aparecida. Dessa forma, muitos vêm aqui para agradecer ou pedir. Então, é com muita fé”, destacou Geisa.
Vasta programação
Pela manhã, houve treinão, corrida e caminhada. Houve a participação e apoio da equipe de corrida de rua, Speedy Fox. A atração seguinte foi uma super aula de ritbox para animar os participantes e queimar muitas calorias.
Cavaleiros de Itabira e região participaram da festa. Como em todos os anos, eles compareceram especialmente para receber a benção do sacerdote.
Foi realizada uma passeata de cavalos, seguida por uma missa especial. No período da tarde foi a vez da criançada. A diversão ficou por conta de um pula pula e da distribuição de presentes, pipoca e guloseimas, além de pintura facial.
Foi realizada uma feijoada e um leilão com variados itens, incluindo bovinos. O evento teve o apoio da Associação do Bairro Gabiroba de Baixo, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da comunidade.