Tatiana Santos
A Ordem dos Advogados (OAB) Subseção Itabira realiza o evento “Direito Ambiental: Mineração e Sustentabilidade”. O encontro acontecerá no dia 3 de junho, às 19h, no auditório do CREA Itabira, numa referência à Semana do Meio Ambiente. A ação é aberta ao público, que pode participar gratuitamente, mediante inscrição pelo WhatsApp: (31) 99804-2517.
O evento contará com a presença da advogada e mestre em Direito Ambiental, Luiza Guerra, que ministrará uma palestra voltada ao tema. A profissional é reconhecida por sua importante atuação em assuntos ligados à sustentabilidade e mineração.
Patrícia de Freitas, presidente da OAB Itabira, afirma que a gestão se preocupa com os temas ligados ao direito, ao mesmo tempo que olha para as necessidades sociais de Itabira: “Estamos cada vez mais comprometidos com a inclusão, a inovação e o avanço, focando em pautas que dialogam com a advocacia e com as demandas sociais do nosso município”. Ainda destaca que a Ordem em Itabira defende que a sustentabilidade é um dever de toda a sociedade e “o Direito Ambiental tem um papel essencial nesse processo”, argumenta a presidente.
Tema relevante para Itabira
A ação é promovida pela 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Minas Gerais, por meio da Comissão de Direito Ambiental, numa parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com a organização, o objetivo do evento é estimular o diálogo entre desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.
A Comissão justifica que o tema é de grande relevância para Itabira. Defende ainda que a iniciativa é essencial para incentivar uma consciência de toda a comunidade local, ampliando a discussão técnica e jurídica acerca da mineração e ao mesmo tempo, da preservação do meio ambiente.