Itabirano Toninho Aribati é homenageado na Academia de Letras e na Câmara de Serra, no ES

Foto: Divulgação

Tatiana Santos

Com oito livros lançados, o poeta itabirano Antônio da Conceição Santos, o conhecido Toninho Aribati, recebeu homenagens da Academia de Letras e da Câmara de Vereadores de Serra, ambas no Espírito Santo. O reconhecimento foi feito no mês de setembro e o deixou emocionado. Ele esteve no programa Conexão Regional, da rádio Pontal, nesta sexta-feira (13), e num bate papo descontraído, falou de sua infância, carreira, cultura itabirana, livros lançados, sonhos e projetos.

Toninho esteve no Conexão Regional- Foto: Tatiana Santos

O itabirano comentou que nem imaginava receber as honrarias: “Para mim, foi uma coisa surpreendente. Posso agradecer muito a Deus em momentos presentes de tudo que vem me acontecendo de um certo tempo para cá. Foi realmente muito positivo”, afirmou. Como relatou, as homenagens em território capixaba aconteceram por meio de suas andanças pelo Espírito Santo, buscando espaços na cena literária daquele estado para lançar seus livros.

O convite

Aribati realizou saraus poéticos, recitais e outras iniciativas literárias. Até mesmo em rodovias e em cima de uma bicicleta ele declamou seus poemas, permitindo que fosse observado. Com a visibilidade, a Academia de Letras também passou a acompanhar o trabalho do itabirano. “O poema Minas de Minas fez essa conexão minha com o estado do Espírito Santo, por ter passado lá. E com as coisas online [seu conteúdo], a Academia começou a me acompanhar, vendo as minhas ações”. Logo veio o convite para Toninho ser reconhecido na instituição. Curiosamente, membros da Academia de Letras de Serra imaginaram que ele fosse um membro de outra Academia de Letras.

Toninho junto da esposa, Carmem, ao receber as homenagens- Foto: Divulgação

Além de receber honrarias, segundo contou Aribati, ele foi incentivado e apoiado pelos parlamentares e pelos imortais, o estimulando a nunca desistir. “Receber homenagens em vida eu acho muito relevante. Receber de uma cidade que eu não nasci, de um estado em que não nasci, quer dizer, posso continuar na mesma vontade, no mesmo sonho, que as coisas estão acontecendo”, se entusiasmou. Atualmente, Toninho se dedica à poesia de maneira itinerante e também em seu espaço cultural, montado caprichosamente na própria casa.

Foto: Divulgação

Além de dominar o universo literário, Aribati tem vasto curriculo: foi dono do Hotel Aribati, um espaço pujante de cultura e entretenimento, especialmente na década de 1990. Há cerca de 10 anos o empreendimento foi vendido a terceiros para abrigar uma rede hoteleira. Toninho é empreendedor cultural, pedagogo, pós-graduado com especialização em Recursos Humanos, gestão de pessoas, técnico em transação imobiliária e servidor público na Unfei.

Para adquirir o material de Aribati, acesse o site (todas as obras têm frete grátis): https://aribati.com.br/loja-2/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

 Batida entre ambulância do Samu e carro deixa 2 mortos e 2 feridos no interior de Minas

Duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo uma ambulância e um carro na MG-202, em...

Vagas de Emprego Sine 22/11/2024

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA – 03 vagas Vaga para trabalhar em supermercado...