Inacreditável: com apenas 20 mil km, motor de Renault Fluence quebra em Itabira
A Justiça da Comarca de Itabira (MG) condenou a Renault do Brasil e a Valence Veículos a fornecer um novo motor para um veículo modelo Fluence e ainda pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais ao proprietário. A sentença foi proferida após o consumidor acionar a Justiça devido a problemas recorrentes no carro, que apresentou defeito com apenas 21.643 km rodados.
O que aconteceu
O proprietário adquiriu o veículo em fevereiro de 2018, com garantia de três anos ou 100 mil quilômetros. Após a segunda revisão, e rodando apenas 400 km, o carro começou a apresentar falhas no sistema de injeção. Levada à concessionária, foi diagnosticado um travamento no bico injetor que danificou o motor. A fabricante, no entanto, negou a cobertura da garantia, alegando uso de combustível adulterado.
Insatisfeito, o consumidor acionou a Justiça para exigir o cumprimento da garantia e uma indenização pelos transtornos. Durante o processo, a perícia confirmou os danos no motor, mas não conseguiu comprovar que eles foram causados por combustível de má qualidade, como alegava a montadora.
Decisão da Justiça
Na sentença, o juiz André Luiz Alves destacou que, por se tratar de uma relação de consumo, a responsabilidade da Renault é objetiva. A empresa não conseguiu comprovar nenhuma causa externa para o defeito. Assim, foi condenada a:
- Realizar a troca completa do motor do veículo;
- Pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais;
- Arcar com as custas processuais e honorários advocatícios fixados em 15% sobre o valor da condenação.
O magistrado ressaltou ainda que a situação afetou diretamente a dignidade e o bem-estar do consumidor, já que um veículo é essencial para a locomoção e a vida cotidiana.
FONTE: OTEMPO