Dom Marco Aurélio é homenageado na Câmara por atuação junto à Irmandade do HNSD e na evangelização

Dom Marco Aurélio Gubiotti agradeceu pela homenagem-Foto: Reprodução/Galvani Silva/Rádio Pontal

Tatiana Santos

O bispo diocesano de Itabira Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, foi homenageado na Câmara Municipal de Itabira na última terça-feira (27/05). A vereadora Dulce Citi (PDT) foi a autora da indicação que concedeu a moção de aplausos ao religioso. Além de seu trabalho na evangelização, o bispo foi homenageado devido aos serviços prestados como presidente da Irmandade do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

O sacerdote expressou gratidão à parlamentar e demais vereadores pelo reconhecimento também do trabalho pastoral de cada padre e cada paróquia, onde se desenvolvem serviços em favor do próximo. Em sua manifestação, Dom Marco Aurélio afirmou que recebeu a honraria em nome da Irmandade por seus mais de 160 anos de atuação na atenção hospitalar aos pacientes de Itabira e região.

“Especialmente nesse momento em que nós pleiteamos junto à Prefeitura Municipal a alta complexidade em cirurgia cardiovascular. Nós sabemos, é fato, que as doenças cardiovasculares são as doenças mais incidentes e, infelizmente, que levam a óbito. Hoje o hospital tem todas as posições de manter esse serviço. Eu fico muito alegre de ser homenageado em razão dele”, argumentou. Segundo o religioso, o hospital está em amplo crescimento, vivencia uma fase muito positiva, sobretudo, ainda carece de um setor de alta complexidade. Nesse sentido, é essencial que todos os representantes do povo, autoridades políticas, se atentem a essa necessidade para o município e toda região atendida.

Papel social da igreja

Ele destacou que a igreja tem um papel social fundamental, principalmente para as pessoas em vulnerabilidade. Em um retrospecto, lembrou que o HNSD nasceu como Santa Casa e era única oportunidade das pessoas que não tinham recursos próprios receberem assistência na saúde. Mas, que hoje, a instituição tem o compromisso de destinar 60% dos leitos ao sistema público de saúde, além de atender à medicina suplementar e particular: “E o mais importante é que seja qual for o caso, recebe e atende todas as pessoas que são confiadas ao nosso hospital e ao Pronto-Socorro Municipal”, disse o presidente.

Justa homenagem

Para a autora da honraria, a homenagem se justifica pelo fato de Dom Marco Aurélio fazer a diferença na vida das famílias itabiranas, levando o conceito da religiosidade para dentro de cada casa, nesse momento em que “as pessoas precisam de muita fé para poder superar todos os desafios”. Além disso, ela mencionou seu trabalho no hospital, que tem grande importância na cidade e região, prezando pela igualdade entre todos e o direito social à saúde.

Dulce Citi é autora da honraria- Foto: Reprodução/Galvani Silva/Rádio Pontal
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Campanha Abril Lilás alerta para câncer de testículo e importância do diagnóstico precoce

A campanha Abril Lilás é dedicada à conscientização sobre o câncer de testículo, uma doença pouco...

Adolescente é apreendido com cocaína escondida em botina em MG

Um adolescente de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na noite dessa...

Professora desaparecida é achada enterrada no quintal de casa; marido é preso

Um homem foi preso acusado de matar a própria esposa e enterrá-la no quintal da casa onde moravam em...