Tatiana Santos
O próximo sábado (11) promete aos corações valerianos muitas emoções no Estádio Israel Pinheiro, com a partida entre o Valério e o América TO. A disputa acontecerá às 15h e está dentro da primeira rodada da semifinal do Campeonato Mineiro- Segunda Divisão.
O time itabirano, que derrotou no último final de semana o Contagem por 4 a 2 nos pênaltis, enfrentará novamente o América, time pelo qual perdeu duas vezes, repetindo o mesmo placar de 1 a 0 para o clube de Teófilo Otoni, em 24 de setembro e 8 de outubro. No entanto, o fantasma dessas derrotas não ronda a mente dos jogadores do VEC, conforme garantiu o treinador Paulinho Guará, em entrevista à reportagem do Conexão Regional, da rádio Pontal. A julgar pela última partida, em que os jogadores demonstraram bom trabalho em equipe. Um dos destaques foi o goleiro Elzo Neto, que defendeu nas cobranças em duas ocasiões e se mostrou bem na efetivação do empate, garantindo a classificação do Dragão à semifinal.
O goleiro também conversou com a reportagem e se mostrou confiante para os jogos que virão. Ele avaliou as duas derrotas anteriores para o América como duas disputas desafiadoras, mas garantiu que a equipe está dedicada e tem boas expectativas para a partida de sábado. “O América esteve na nossa chave na fase de grupo, então, foram dois jogos muito difíceis, onde ocorreram duas derrotas”, lembrou.
Elzo falou sobre o crescimento do time no decorrer do campeonato, de seu próprio desenvolvimento nas partidas e enalteceu a equipe valeriana: “Mas eu acho que de lá para cá a gente evoluiu muito. Eu, individualmente, também evoluí bastante. Eu trabalhei muito para essas quartas de finais, tanto é que eu consegui não tomar nem um gol no jogo e defender duas cobranças nas penalidades. Vai ser um jogo muito difícil, mas a equipe do Valério, a nossa equipe, está bem preparada e acredito que a gente possa, sim, passar para a final”, declarou.
Vitória que fortalece e gera confiança
O técnico também avaliou a participação do time itabirano no embate mais recente, parabenizou os liderados e ressaltou que o fato de o Valério ter derrotado o Contagem é um grande feito, uma vez que o time da Região Metropolitana de Belo Horizonte é muito qualificada, tem os maiores investimentos e a mais robusta folha de pagamento entre os times de interior. Paulinho ainda afirmou que em Contagem o Valério se igualou aos donos da casa. “Primeiro é parabenizar os atletas pelo feito, pelo belo jogo que eles fizeram, pelo jogo seguro. Conseguimos ir para os pênaltis, agora já viramos a chave, começamos a trabalhar o América. Já sabemos da dificuldade dessa competição, são duas equipes de tradição”. Segundo ele, a vitória fortaleceu os atores do VEC, trouxe confiança e isso deve ser transmitido dentro de campo.
Guará afirmou que nesta semana antecedente ao jogo, o momento é de treinar bastante, se organizar, os atletas continuarem uma rotina de boa alimentação, dormirem bem e se hidratarem adequadamente, para melhorarem a performance.
Diante do América, adversário considerado forte, Paulinho afirma que este é o momento para os atletas que planejam fazer parte de grandes clubes, é um momento de decisão, de escrever o nome na história do clube e de subir. “Agora falta pouco, como eu falei para eles [os jogadores]: valorizem o que vocês fizeram até agora e a maior valorização disso é conseguir o acesso. Está nas nossas mãos, só depende de nós. Vamos trabalhar, vamos estar focados, continuar fazendo o que temos feito, ganhar os jogos e conquistar os pontos que vai nos dar o acesso”, declarou. Ainda conforme o treinador, ele ainda está decidindo os atletas que entrarão em campo no próximo sábado. O Dragão ainda encarará o América no dia próximo dia 18, também às 15h, no Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, casa do rival. A partida será transmitida pela TV Vec no You Tube.
Leia também: