Foto: Acom/PMSB
Iniciativa promove letramento digital e desenvolve habilidades como pensamento crítico, criatividade e uso seguro da internet.
No último mês, a Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Educação, iniciou as aulas de informática e robótica no Núcleo de Tecnologia Educacional, começando pelos alunos atendidos pelo Centro de Apoio Especializado (CAE). A iniciativa visa promover o letramento digital, desenvolvendo habilidades de compreensão, avaliação e utilização das tecnologias de forma consciente, crítica e responsável. Mais de 100 alunos já participaram das atividades que, a partir deste mês, serão estendidas aos demais estudantes da rede municipal de ensino.
Dessa forma, nossas crianças e adolescentes passam a compreender melhor o funcionamento dos equipamentos e a adotar cuidados ao navegar na internet, como reconhecer informações confiáveis e proteger dados pessoais. Ademais, as aulas auxiliam na comunicação ética e na utilização do digital para resolução de problemas, criação de conteúdos e participação ativa na comunidade.
Aprendizado colaborativo
De início, nossos estudantes foram apresentados aos equipamentos, aprendendo sobre os principais componentes e a forma correta de utilizá-los. Em seguida, passaram a explorar as ferramentas digitais para a produção de trabalhos escolares, além de kits de montagem e robótica, estimulando habilidades como raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas.
Nesse espaço, os alunos são incentivados a trabalhar em conjunto, desenvolvendo projetos que estimulam o pensamento crítico e o interesse por tecnologia. Além disso, conheceram mais sobre a estrutura tecnológica disponível nas escolas municipais, como as telas interativas, tablets, amplificadores, caixas bluetooth, conexão wi-fi, entre outros recursos.
A partir deste mês, as aulas estarão abertas a todos os alunos da rede municipal de ensino, com conteúdos que incluem informática básica, design gráfico, noções de programação, robótica e desenvolvimento de jogos. As famílias serão convidadas a participar de uma reunião na Secretaria de Educação, onde conhecerão os objetivos do curso, as metas estabelecidas, a metodologia de ensino, os recursos tecnológicos e como as atividades serão aplicadas ao longo do período letivo.
Fonte: A Noticia Regional